Delagado ganhou 17 vezes na loteria

Colaboração para a Folha Online

A Polícia Militar prendeu neste sábado (26) o ex-delegado Luiz Ozilak Nunes da Silva, acusado de lavagem de dinheiro, contrabando e tráfico de drogas, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Ozilak, que ficou conhecido por dizer que ganhou 17 vezes na loteria em um período de quatro meses, estava foragido desde agosto de 2007. O ex-delegado foi preso no Morumbi (zona oeste), em seu carro, próximo do lugar onde morava, em uma ação conjunta da PM com o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos).

O ex-delegado da Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) foi exonerado de seu cargo em setembro, após ter a prisão decretada, como informou a SSP. Ozilak está na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo.

Crimes

Em 2003, a Polícia Federal abriu inquéritos para investigar 30 nomes divulgado pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) de pessoas que teriam ganhado na loteria diversas vezes em um curto espaço de tempo, entre eles o delegado paulistano.

A partir do inquérito, Ozilak foi acusado de crimes como associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O delegado, que ganhava um salário de cerca de R$ 5.000 como plantonista num distrito no Morumbi (zona oeste), era dono de um hotel avaliado em R$ 12 milhões em Juquitiba (a 70 km de São Paulo).

O hotel, com 61 apartamentos e seis piscinas, foi seqüestrado pela Justiça no ano passado e está sob intervenção.

Investigações do Ministério Público apontam que Ozilak era o dono de um avião bimotor que caiu em 2001 na região amazônica com cerca de 600 quilos de cocaína. O avião e a fazenda para a qual ele voava estavam em nome de laranjas de Ozilak, segundo o promotor Arthur Lemos Jr.

Ozilak foi demitido pelo governador José Serra (PSDB) em setembro, curiosamente não por causa dos crimes mais graves pelos quais é acusado. O principal motivo alinhado para a demissão de Ozilak é o fato de ele usar duas mulheres que não têm renda para figurarem como sócias do Hotel Louisville Eco Resort Hotel & Conventions.



Escrito por Walter Freitas às 23h39
[] [envie esta mensagem] []



Carreta com 600 toneladas segue por 14 dias pela BR-381 até o Vale do Aço

 

A carreta especial de quase cem metros e carga 114 toneladas - total de mais de 600 toneladas - que leva um turbo gerador para empresa no Vale do Aço Mineiro, segue pela BR-381 depois de ter provocado grandes engarrafamentos no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O carregamento deverá chegar ao destino em duas semanas. Os motoristas que forem usar a estrada federal devem ficar atentos pois o comboio vaicontinuar lentamente e com paralisações ou engarrafamentos ao longo da região mineira.




Escrito por Walter Freitas às 21h06
[] [envie esta mensagem] []



Preso o responsável pela maior fraude bancária da história

 

O responsável pela maior fraude bancária da história foi detido hoje pela polícia francesa para explicar como conseguiu burlar o sistema de segurança bancário da França e agravar a instabilidade monetária global dos últimos dias. Jerome Kerviel, 31 anos, trader do Société Générale, é suspeito de ser o responsável por perdas avaliadas em 4,9 bilhões de euros durante movimentos de compra de ações. De acordo com um informe divulgado pela polícia francesa, Jerome Kerviel foi detido para interrogatório por volta das 14h de hoje em Paris (11h em Brasília).




Escrito por Walter Freitas às 21h04
[] [envie esta mensagem] []



Homens com coletes de Polícia Civil assaltam prédio em São Paulo

 

Cerca de dez homens vestidos com coletes da Polícia Civil invadiram prédio localizado na Alameda Franca, no Jardim Paulista - bairro nobre da zona oeste de São Paulo - por volta das 22h50 de sexta-feira (25), segundo a Secretaria de Segurança Pública.Em depoimento, o porteiro contou que os homens solicitaram a entrada no prédio alegando que um traficante morava no 17º andar do edifício. Ao entrarem, conduziram três funcionários até a casa do zelador, onde permaneceram trancados por aproximadamente três horas, até que um dos moradores os libertou.Em seguida, os assaltantes foram ao 17º andar, arrombaram a porta e invadiram o apartamento de um engenheiro de 57 anos que estava viajando. De acordo com a secretaria, foram levadas diversas jóias.Os assaltantes fugiram levando também um computador que estava na portaria e o celular do porteiro do condomínio. Ninguém foi preso e não há suspeitas se trata-se de uma quadrilha especializada em assaltos a edifícios. O caso foi registrado no 78º DP (Jardins).



Escrito por Walter Freitas às 21h03
[] [envie esta mensagem] []



Marinha e Exército cobram mordomias para liberar Carnaval em Salvador

 

Para liberar o funcionamento de um camarote em área da União durante o Carnaval de Salvador, o comando da 6ª Região Militar exigiu, em edital de licitação, que a empresa vencedora colocasse à disposição do Exército um espaço especial, com cobertura, para 50 pessoas (por dia), decorado, mobiliado, com serviço de copa livre com água mineral, refrigerante, cerveja, coquetéis e salgados.O Exército também pediu -sem dar explicações à empresa vencedora - uma outra área, com capacidade para 250 pessoas. Este "camarote" especial funcionaria dentro da área militar. O outro espaço fica do lado de fora da construção, entre o Campo Grande e a praça Castro Alves (centro), o principal circuito da folia baiana.Depois de analisar o edital, o Ministério Público Federal recomendou ao Exército a exclusão das exigências "incompatíveis com o interesse público do termo de permissão de uso para exploração de espaço da União no Carnaval".Segundo a Procuradoria, a montagem dos camarotes exigidos é descontada do valor final do contrato, violando os princípios administrativos da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência. O Ministério Público Federal também recomendou que, nas próximas explorações econômicas da área, em qualquer tipo de modalidade, o Exército deixe de exigir a disponibilização de convites para comercialização abaixo do valor definido pela permissionária.A 6ª Região Militar tem cinco dias para informar ao Ministério Público as providências adotadas para o cumprimento da recomendação e três dias para justificar qual a finalidade da montagem de mais um outro camarote, com especificações definidas, "providenciando a exclusão de tal exigência caso também não esteja de acordo com o princípio da isonomia". Chefe do setor de suprimentos da 6ª Região Militar, o tenente-coronel Fernando César Hernandes disse que as 50 entradas por dia exigidas em edital eram para o "recebimento de autoridades civis e militares convidadas pelo Exército".Hernandes afirmou, após receber a recomendação da Procuradoria, que o Exército cancelou os pedidos e que a informação foi repassada para a Show Estruturas e Eventos Ltda, vencedora da licitação. Sobre o segundo espaço, o militar disse que o Exército pediu apenas a construção de um camarote dentro de suas instalações, com capacidade para 250 pessoas. Ele afirmou que os prazos solicitados pela Procuradoria serão cumpridos.




Escrito por Walter Freitas às 21h02
[] [envie esta mensagem] []



Pimentel propõe aliança nacional entre PT e PSDB

 

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, uma das estrelas ascendentes do PT, pregou, em entrevista à revista "IstoÉ", uma aliança de centro-esquerda entre seu partido e o PSDB, nos moldes da concertación chilena,para governar o País.
"O Brasil precisa de um grande acordo de centro-esquerda. Chegou a hora de PT e PSDB construírem uma agenda comum para o País", afirmou. Pimentel e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), negociam para indicar um candidato consensual a prefeito de Belo Horizonte, num gesto que pode representar o embrião de uma "concertación" à brasileira.




Escrito por Walter Freitas às 20h55
[] [envie esta mensagem] []



Fórum Social reúne grupos distintos no Rio


Um grupo de jovens com tambores, chocalhos e tamborins atravessava as ruas do Centro do Rio hoje. O destino, porém, não era um dos blocos de Carnaval que desfilavam, mas a manifestação carioca do Fórum Social Mundial.

O evento reuniu, além dos sambistas, vegetarianos, índios, grupos contra a tortura na China, o trabalho escravo e o desmatamento na Amazônia, entre outros. "No Rio há muita diversidade, e o nosso foco aqui foi menos as palestras e mais o sentido, a expressão, que é típico da cidade", disse o diretor do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e um dos organizadores do encontro, Candido Grzybowski.




Escrito por Walter Freitas às 20h53
[] [envie esta mensagem] []



Ator e traficante são detidos com cocaína


SÃO PAULO - O ator Fábio Assunção, da TV Globo, prestou depoimento na quinta- feira na Superintendência da Polícia Federal (PF), em SP. Assunção estava na companhia de um suposto traficante, que foi preso com 30 g de cocaína.

A PF não divulga o nome do acusado, mas diz que ele e o ator estavam sozinhos no flat. Quando ocorreu o flagrante, o suspeito e Assunção foram revistados, mas os policiais não encontraram drogas com o ator, que foi, segundo a PF, "convidado a comparecer" à superintendência. Assunção passou cerca de duas horas depondo e foi liberado.

Em nota encaminhada pela TV Globo, o ator "agradece pela preocupação". "Apenas dei um depoimento num caso que corre em segredo de Justiça, sobre o qual não posso falar e que não me diz respeito diretamente", disse o ator.

A polícia informou que, segundo a família, o ator faz tratamento contra o uso de cocaína. Ela teria denunciado o suposto traficante, que não teve o nome divulgado, porque ele insistia em oferecer droga para o ator cada vez que ele ia a São Paulo. (Agência Estado).



Escrito por Walter Freitas às 20h49
[] [envie esta mensagem] []



José Alencar deve receber alta neste domingo, informa boletim médico


SÃO PAULO - O vice-presidente da República, José Alencar, deve deixar neste domingo o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo boletim médico divulgado hoje. Alencar foi internado na última quinta-feira para se submeter a sessões de quimioterapia que fazem parte do tratamento de tumor no abdômen. Segundo o boletim médico, o vice-presidente vem reagindo bem ao tratamento, sem ter apresentado nenhuma "intercorrência".

No último sábado, Alencar havia recebido alta, depois de passar uma semana internado no mesmo hospital para corrigir alterações na composição sanguínea e cuidar de outros efeitos característicos do tratamento contra a doença.

Em 30 de outubro do ano passado, o vice-presidente foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor maligno na região abdominal. Foi a quinta operação a que Alencar se submeteu para a remoção de tumores.

(FP)

Com Agência Brasil



Escrito por Walter Freitas às 20h47
[] [envie esta mensagem] []



PMs acusados de saquear cervejas são soltos no Rio


Os cinco policiais militares que foram flagrados por meio de fotos, saqueando engradados de cerveja de um caminhão roubado, no Lins de Vasconcelos, zona Norte do Rio de Janeiro, foram libertados na tarde deste sábado. Eles cumpriam prisão administrativa de 72 horas dentro do 3º Batalhão da Polícia Militar, no qual são lotados.

Segundo a assessoria de imprensa da PM, os policiais ficarão afastados do patrulhamento ostensivo. Até o término do inquérito policial, conduzido pela Corregedoria Geral Unificada da Secretaria de Segurança Pública, eles exercerão atividades administrativas internamente.

Ainda de acordo com a PM, o oficial responsável pela supervisão da equipe acusada de saque, tenente Daniel Santos Lopes, responderá por falha administrativa. A polícia quer saber agora se ele estava no local na hora do ocorrido e se fez algo para tentar impedir a ação, ou se o cabo André Luis Carrilho de Oliveira e os soldados Ronaldo França Júnior, Marcelo Dias da Silva e Alex da Costa Vitorino agiram sem o conhecimento do superior. A assessoria da corporação, no entanto, não soube informar em quanto tempo o inquérito será concluído.

(FP)

Com Terra



Escrito por Walter Freitas às 20h45
[] [envie esta mensagem] []



A fé no PAC




Escrito por Walter Freitas às 20h42
[] [envie esta mensagem] []



Cartões corporativos do governo federal na mira do MP

O Ministério Público Federal no Distrito Federal vai investigar o uso do cartão de crédito corporativo por autoridades públicas federais. A Procuradoria-Geral da República considera que o uso indevido desses cartões representa "imoralidade administrativa" e contraria normas estabelecidas pelo Ministério do Planejamento. As informações são da Agência Brasil.

Segundo a assessoria do MPF, desde 2004 existe outra investigação sobre gastos de cartão corporativo de funcionários do Palácio do Planalto, sob responsabilidade da procuradora Eliana Pires Rocha. A decisão foi tomada com base numa representação do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

No final do ano passado, o MPF enviou os dados dessa investigação ao Tribunal de Contas da União (TCU) para analisar se os gastos são justificáveis. Como as análises não abrangeram os gastos feitos pela Presidência da República, a nota explica que a Procuradoria-Geral da República pediu ao TCU a realização de nova auditoria.

A PGE deve encaminhar uma recomendação à Presidência da República para que os cartões corporativos sejam utilizados "para os fins previstos nos atos normativos legais em vigor, acatando inclusive a todas as determinações do TCU, na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa".

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), em 2007, o governo federal gastou mais de R$ 75 milhões com despesas de cartões corporativos. Os cartões foram criados para os portadores comprarem equipamentos e material para uso de todos os órgãos da administração pública, e para cobrir despesas em viagens.

Entre as secretarias ligadas à Presidência da República, a que apresentou maior gasto foi a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No ano passado, a ministra Matilde Ribeiro gastou R$ 171 mil com cartão corporativo.

 


Escrito por Walter Freitas às 20h40
[] [envie esta mensagem] []



STF manda Presidência da República explicar norma que permite envio de informações financeiras à Receita

Do site Terra

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu hoje prazo de 10 dias para a Presidência da República enviar informações sobre a instrução normativa da Receita Federal que permite o envio de dados financeiros pelos bancos à Receita, após o fim da CPMF. O pedido tem por base a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Pela instrução normativa, as instituições financeiras ficam obrigadas a informar à Receita todas as contas que movimentam, por semestre, valores acima de R$ 5 mil, para pessoas físicas, e acima de R$ 10 mil, para pessoas jurídicas.



Escrito por Walter Freitas às 20h38
[] [envie esta mensagem] []



Recife

Calorosa que só ela, a capital da festa

 
Multidão em torno do Galo
Foto: Marcos Michael/JC Imagem

A tradição se mantém com a mesma força através dos anos, é chegada a hora do Recife se transformar, mais uma vez, em um imenso palco de festa. É Carnaval, pessoal! Um dos maiores pólos momescos do País, e porque não, do mundo, convoca os foliões para celebrar, se esbaldar e cansar de pular. Aos quatro cantos da cidade, e semanas antes da data oficial da festa, uma programação pra lá de animada promete não deixar ninguém parado. 

Cada um que invente um bloco diferente, a idéia que une os recifenses é uma só, seguir atrás do trio. São inúmeros shows gratuitos nas ruas, da periferia aos bairros mais sofisticados, do início da manhã até a madrugada, todos querem frevar. Confetes e serpentinas também são a pedida nos disputados bailes da cidade, a exemplo do Bal Masqué, Baile Municipal do Recife, Siri na Lata e Baile dos Artistas.

Galo, máscaras e fantasias, um turbilhão de alegria. O Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que arrasta mais de um milhão de pessoas pelas ruas do Recife no Sábado de Zé Pereira, fará uma homenagem a história do bloco, que esse ano completa 30 anos de existência. A concentração está agendada para o dia 2 de fevereiro. Vai ficar fora dessa?

Fonte:JC Online



Escrito por Walter Freitas às 00h22
[] [envie esta mensagem] []



 

PAC DA SEGURANÇA     
PSDB protocola ação no STF contra criação de 650 mil bolsas do Pronasci

Chargeonline.com.br
Reclamação é de que pacote de bondades não pode sair em ano eleitoral

Da Folha Online

O PSDB protocolou na tarde desta sexta-feira no STF (Supremo Tribunal Federal) uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a MP (medida provisória) que cria cerca de 650 mil bolsas do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), o "PAC da Segurança".

Na ação, o PSDB pede que sejam suspensos os artigos da MP que alteram a lei que instituiu o Pronasci para criar as bolsas até o julgamento definitivo da ação.

A medida provisória concede auxílios de R$ 100 a R$ 400. As bolsas vão beneficiar policiais, jovens que vivem nas ruas, mulheres que exerçam liderança em áreas violentas e reservistas.

O programa de distribuição de bolsas foi criticado pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, e pela oposição. Isso porque a lei 11.300, de 2006, que passou a vigorar em 1º de janeiro, veda a distribuição gratuita de "bens, valores ou benefícios" pela administração pública em ano eleitoral. A exceção é para os casos de calamidade pública, estado de emergência e "programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior".

Lula editou uma MP ampliando o Bolsa Família nos últimos dias de 2007 para evitar problemas com a legislação eleitoral. O ministro da Justiça, Tarso Genro, defendeu a expansão do Pronasci, que, diz ele, conta com propostas da oposição.

A MP que amplia o Pronasci foi retirada do Congresso em 2007 para não atrasar a votação da emenda sobre a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). O Pronasci atende as 11 regiões metropolitanas mais violentas, beneficiando direta e indiretamente cerca de 3,5 milhões de pessoas.



Escrito por Walter Freitas às 23h45
[] [envie esta mensagem] []



 

QUEBRA DE DECORO     
PSOL quer representação contra Lobão Filho

Revista Veja
O filho do Lobão

Da Folha Online

O PSOL estuda entrar com uma representação no Senado contra o empresário Edison Lobão Filho (DEM-MA) - suplente do pai, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), no Senado - por quebra de decoro parlamentar. A idéia é pedir que as denúncias contra Lobão Filho sejam investigadas pela Casa logo depois do Carnaval.

O líder do PSOL no Senado, José Nery (PA), disse que as acusações contra Lobão Filho só deterioram a imagem da Casa e contribuem para não encerrar a crise política - iniciada no ano passado com as acusações contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente do Senado.

"Acompanhamos tudo isso com muita apreensão e tristeza por ver a cada momento o Senado envolvido em atos que acabam levando a uma crise [de descrédito] na política. Isso tudo só contribui para diminuir o sentido da política e a sociedade está muito vigilante", disse Nery.

Lobão Filho é acusado de utilizar laranja para sonegar impostos, ocultar sociedade em uma empresa de bebidas e ainda cometer irregularidades na venda de uma emissora de televisão no interior do Maranhão. Mas negou todas as denúncias e disse que vai provar sua inocência. Ele ainda não veio a Brasília para se apresentar ao Senado.

Fonte:Blog do Jamildo



Escrito por Walter Freitas às 23h43
[] [envie esta mensagem] []



 

SORRISO AMARELO     
Oswaldo Cruz, a febre amarela e o País onde
a saúde está próxima da perfeição


 



Escrito por Walter Freitas às 23h41
[] [envie esta mensagem] []



 

ANIVERSÁRIO DA CIDADE     
Homem invade missa em SP e fere três

Da Agência Estado

O homem que invadiu hoje a missa do aniversário de São Paulo na Catedral da Sé com um punhal feriu três pessoas, informou a Secretária Estadual de Segurança Pública. Segundo a secretaria, ele parecia estar embriagado. Além de ferir o integrante da Pastoral da Criança, Ivan Gomes, e o capitão da Polícia Militar, Mauro Rittiarele, como informado logo após o acontecimento, o homem também atingiu um segurança da Assembléia Legislativa - ainda não identificado -, que tentava imobilizá-lo para proteger as autoridades presentes.

Participavam da missa, entre outros, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o subprefeito da Sé, Andréa Matarazzo, os ministros Luiz Marinho (Previdência ) e Carlos Lupi (Trabalho), os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Romeu Tuma (PTB-SP) e o presidente da Assembléia paulista, Vaz Lima, além do secretário da Justiça Ronaldo Marzagão, de d. Luiz Cappio, que fez a greve de fome contra a transposição do São Francisco, e do rabino Henri Sobel.

As primeiras informações são de que os cortes foram superficiais, embora Gomes tenha deixado a Catedral sangrando muito. Logo após o incidente, a Polícia Militar retirou um outro homem do local, por estar embriagado. Ele não ofereceu resistência A missa dos 454 anos de São Paulo, na Catedral da Sé prosseguiu normalmente.



Escrito por Walter Freitas às 23h40
[] [envie esta mensagem] []



 

OTIMISMO     
Ignorando crise das bolsas, empresário começa 2008 mais confiante, diz pesquisa da CNI

Chargeonline.com.br
CPI do Traço já! nesta imprensa golpista e vendida ao neoliberalismo

O empresário da indústria inicia 2008 mais confiante do que esteve em todo o ano passado, informa o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa trimestral de opinião divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a pesquisa, o índice passou de 60,4 pontos em outubro do ano passado para 61,8 pontos neste mês. Ao longo de 2007, o índice ficou sempre ao redor dos 60 pontos.

De acordo com a pesquisa da CNI, o crescimento se deve principalmente ao otimismo registrado entre os empresários de pequeno porte. A confiança entre as empresas desse porte, que está em 61,1 pontos, cresce desde abril do ano passado. O índice também teve evolução positiva entre as indústrias de médio porte, tendo passado de 59,5 pontos em outubro de 2007 para 61,7 pontos neste mês. Entre as grandes, o índice de confiança variou de 62,2 pontos em outubro para 62,4 pontos neste início de ano.

Segundo os técnicos da CNI, “ainda que parte deste crescimento deva ser atribuída a um efeito sazonal - a avaliação dos empresários é positivamente influenciada pelas perspectivas otimistas com o novo ano – o índice denota aumento de confiança na comparação com todo o ano de 2007”.

A amostra da pesquisa é de 745 empresas de pequeno porte, 423 de médio porte e 226 grandes empresas. Os dados fora coletados entre os dias 2 e 22 deste mês.



Escrito por Walter Freitas às 23h37
[] [envie esta mensagem] []



 

SE NÃO GOSTA DOS RESULTADOS, PODE MORDER AS COSTAS!     25/01/2008 18:34
Mídia tem mais credibilidade que governos e igreja. Entende agora porque é chamada de golpista?

Chargeonline.com.br

Elite brasileira acredita mais na mídia

Do site Comunique-se

Vinte e cinco por cento da população brasileira com maior renda familiar têm mais confiança na mídia (64%) do que em empresas (61%), ongs (51%), instituições religiosas (48%) ou até mesmo em seu próprio governo. Os dados fazem parte do Estudo Anual de Confiança da Edelman, empresa de relações públicas.

Segundo o levantamento, o Brasil é o terceiro país onde a imprensa tem maior índice de credibilidade, ficando atrás apenas do México (66%) e da Índia (65%).

A pesquisa ouviu 3.100 entrevistados entre 35 e 64 anos, com formação superior e renda familiar entre as 25% maiores de seus países. Considerado um estudo entre líderes de opinião, por parte da consultoria, a pesquisa abrangeu 18 países, como China, Irlanda, Rússia, Estados Unidos, Índia, França, Espanha e Brasil.

Concluiu-se que essa parte da população, em todo o mundo, possui muito interesse em assuntos relacionados à mídia, economia e política.

Os brasileiros recorrem mais aos jornais impressos (87%) e à TV (82%) como primeira fonte de informação.

Em seguida, procuram as informações na internet (52%). Mas a maioria deles (41%) lê tanto a versão impressa quanto a versão online dos jornais – em outros países existe a preferência pela versão impressa.

Para procurar notícias das empresas, os brasileiros preferem ler artigos em revistas de negócios (81%), jornais (79%) e noticiários na TV (77%).

Ao acessar a internet, a primeira procura envolve notícias e depois pesquisas. No Brasil, 93% vão atrás de notícias, 85% fazem pesquisa e e-commerce empatou com mensagens instantâneas (79%).

A credibilidade nos blogs chamou a atenção.

A Rússia foi o país que mais mostrou credibilidade, com 34%, seguida pela China (33%), Índia (29%) e Brasil (21%).

Quando entram na internet, 46% dos brasileiros já lêem blogs.



Escrito por Walter Freitas às 23h28
[] [envie esta mensagem] []



Verba indenizatória sofre pressão na justiça

O procurador regional da República, Odim Brandão, em parecer, se colocou favorável à suspensão imediata do pagamento da rubrica nomeada “verba indenizatória”, que senadores, deputados federais e estaduais de muitas Assembléias Legislativas de todo país recebem. A verba indenizatória, entende o procurador Odim Brandão, é uma forma de remuneração desses parlamentares, contrariando princípio constitucional que dispõe claramente que esses serão “remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicionais, abonos, prêmios, verbas de representação ou outra espécie remuneratória. “Trata-se de ilegalidade elementar, que se configura na simples leitura da lei que instituiu a verba indenizatória, porque ela se alia a outros gastos do Parlamento, despendidos com aluguéis, passagens aéreas e verbas de gabinete, além do pagamento de um arsenal de assessores espalhados pelo paí.

FONTE:GESTÃO PÚBLICA





Escrito por Walter Freitas às 12h11
[] [envie esta mensagem] []



Governador Requião se diz vítima da chantagem do judiciário e da imprensa

O governador Roberto Requião, do Paraná, acusou a imprensa, a magistratura e o ministério público de “garrotearem suas ações” como forma de inibi-lo na sua luta diária contra a corrupção que ameaça desmoronar o setor público no país. Sentença do Desembargador Federal da 4ª. Região, Edgar Lippmann Jr., do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região proíbe Requião de criticar publicamente vários políticos e instituições públicas. O Estado do Paraná passa atualmente por uma série de conflitos políticos, tendo o último deles gerado a demissão da procuradora-geral do Estado, a advogada Jozélia Nogueira Broliani, que alegou ter sido destratada em público por Requião. Além do mal estar presente na Procuradoria, também a Rede de TV e Rádio Educativa foi retirada do ar, como represália do governador à medida judicial, que ele classifica como “censura e afronta ao princípio constitucional da livre expressão”.

FONTE:GESTÃO PÚBLICA





Escrito por Walter Freitas às 12h10
[] [envie esta mensagem] []



Dispensa de reconhecimento de firmas e autenticações de cópias de documentos nada muda

O decreto do governador José Serra, dispensando a obrigatoriedade de reconhecimento de firmas e autenticação de cópias de documentos para serm apresentados em procedimentos públicos não deve afetar o trabalho e tampouco a receita dos cartórios, disse ontem o diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado de SP, Paulo Vampré, para quem a essa lei é inócua e redundante porque ela se sobrepõe a uma norma antiga de SP; o que existe, segundo Vampré, é o despreparo de funcionários públicos, que, mal-treinados desconhecem os limites de suas faculdades, exigindo o que não deveriam exigir.





Escrito por Walter Freitas às 12h08
[] [envie esta mensagem] []



PF retira sem-terra da fazenda de Abadía no RS

A Polícia Federal e soldados da Brigada Militar retiraram da fazenda confiscada pela Justiça Federal e que pertencia ao traficante colombiano Juan Carlos Abadia, os invasores do Movimento sem-terra que se encontravam há menos de uma semana no imóvel. A propriedade, de 129 hectares, localizada na cidade de Guaíba, grande Porto Alegre, foi leiloada na última segunda-feira pelo Ministério da Justiça pelo valor de R$ 850 mil. Os sem-terra alegaram que invadiram o imóvel porque temiam ser a mesma destinada ao plantio de eucalipto, que consideram medida inadequada num país que requer áreas como suporte ao projeto de reforma agrária.



Escrito por Walter Freitas às 12h05
[] [envie esta mensagem] []



Morte no Triângulo foi por febre amarela

Exame confirma óbito de mineiro por doença e Secretaria de Saúde diz que vítima a contraiu em Caldas Novas, em Goiás

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) confirmou ontem o primeiro caso de morte por febre amarela registrado no Estado. A doença matou Leandro Gonçalves da Cruz, 24, falecido na última segunda-feira, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A causa foi conhecida nesta quinta-feira, com o resultado do exame de sorologia feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O número de mortes pela doença chega a dez no país.

A vítima mineira foi contaminada em Goiás, onde foram registradas todas as outras mortes. Natural de Araguari, Leandro apresentou os primeiros sintomas da febre amarela no dia 12 de janeiro, em Caldas Novas, onde trabalhava na construção de um haras.

Conforme a SES, com dor de cabeça e musculares, febre, náuseas, hemorragia e icterícia (pele e olhos amarelados), o rapaz retornou doente para Minas, no dia 17, sendo internado na Santa Casa de Araguari no dia seguinte. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luís Felipe Caram, apesar do diagnóstico no Estado, foi totalmente descartada a possibilidade do paciente ter contraído a febre amarela em Minas. "O caso foi detectado aqui, mas, com absoluta certeza, ele contraiu o vírus da doença em Caldas Novas. Apesar de estar numa área de transição da doença, Minas continua sem nenhum caso confirmado de febre amarela", destacou.
O gerente de Vigilância Ambiental da secretaria, Francisco Lemos, minimizou as chances do paciente morto com febre amarela em Minas ter repassado o vírus da doença sendo picado por algum mosquito transmissor na cidade. "A população deve ficar tranqüila, porque essa possibilidade é muito remota. Esse paciente ficou praticamente o tempo todo no hospital", justificou. Segundo Luis Caram, o mosquito da dengue leva de 8 a 12 dias para replicar e retransmitir o vírus da febre amarela para humanos. Sendo assim, por precaução, várias medidas preventivas foram adotadas em Araguari para afastar o risco da forma urbana da doença no município.

Ainda de acordo com Caram, desde a morte do rapaz, na segunda-feira, foi intensificada a atuação dos carros fumacê pelas ruas de Araguari, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela em meio urbano. "Vale ressaltar que, desde 1942, não é registrado febre amarela urbana no país", conclui. Segundo Tânia Arruda, coordenadora de imunização da SES, praticamente toda a população de Araguari está vacinada contra a febre amarela, aliviando a preocupação da secretaria com o caso.

Agora, segundo ela, a meta será imunizar cerca de 1.700 pessoas do município que ainda não receberam a vacina. "A cobertura vacinal é de quase 100%, mas queremos alcançar esse índice nos próximos dias para afastar qualquer tipo de risco", afirmou. No Estado, desde o início de janeiro, 634 mil doses da vacina foram aplicadas.
 
FONTE: O TEMPO


Escrito por Walter Freitas às 12h04
[] [envie esta mensagem] []



Casal é preso suspeito de vender doses de vacina contra febre amarela em Goiânia

Um casal foi preso na noite dessa quarta-feira suspeitos de venderem doses das vacinas contra a febre amarela, em Goiânia. De acordo com as informações da polícia, cada dose do medicamento era vendida a R$10.

A delegada responsável pelo caso informou que a mulher, de 31 anos, furtava as doses das vacinas do posto de saúde em que trabalhava e, junto com o marido, vendia para empresas interessadas. Os dois estão presos na Delegacia Especial de Investigações Criminais (Deic), em Goiânia.

(FP)

 



Escrito por Walter Freitas às 12h03
[] [envie esta mensagem] []



Adolescente é arrastado por caminhão de circo no Espírito Santo


Um adolescente de 16 anos ficou gravemente ferido após ser arrastado por cerca de 50m por um caminhão de circo, no município de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em cima da jaula que transportava leões. Na súbida de uma ladeira, ele teria perdido o equilíbrio e caído, porém o seu pé ficou preso nas grades e ele foi arrastado de cabeça para baixo. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro.

Pessoas que passavam pelo local começaram a gritar e ajudaram a socorrer o menino, que foi encaminhado com graves ferimentos para um hospital da cidade. Na manhã desta quinta-feira, ele foi avaliado por um grupo de médicos que irão decidir qual o melhor procedimento a ser feito. O menino sofreu vários ferimentos no rosto e na cabeça. Ele está lúcido e seu estado de saúde é considerado estável. Ainda não há previsão de alta.

De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental da PM, o motorista do caminhão já foi identificado, mas ainda não foi localizado. Testemunhas disseram que ele é filho da proprietária do circo e que dirigia embriagado e sem carteira de habilitação. A prefeitura informou que circo não possui autorização para se instalar na cidade.

(FP)



Escrito por Walter Freitas às 12h02
[] [envie esta mensagem] []



Menino de 9 anos leva tiro na cabeça ao tentar pegar mangas


Um menino de 9 anos morreu ao ser atingido com um tiro na cabeça, na tarde dessa quarta-feira, na Paraíba. O garoto apanhava mangas em um terreno do município de Alagoa Nova quando foi atingido. De acordo com a polícia, o dono da propriedade teria dito que achou que a criança era um assaltante e atirou.

O menino estava na companhia de outras três crianças, que conseguiram fugir ao verem que o menino tinha sido baleado. A polícia prendeu o dono do terreno e um outro homem que teria tentado esconder a criança dentro de um carro. O homem que atirou no menino está foragido.

A polícia encontrou o menino na madrugada desta quinta-feira, cerca de 12 horas após ele ter sido baleado. Ele estava vivo e respirava, mas morreu pouco depois de dar entrada no hospital.

(FP)



Escrito por Walter Freitas às 12h00
[] [envie esta mensagem] []



Doméstica é morta após pagar "dívida" com traficantes


RAPHAEL RAMOS/O TEMPO
Mesmo tendo pagado R$ 130 a traficantes, a doméstica Iêda Fernandes, 36, foi assassinada na noite de anteontem, em frente a casa onde morava, no bairro Santa Cruz, região Nordeste de Belo Horizonte. O valor pago foi referente a uma suposta dívida do filho dela, de 13 anos, com os criminosos. Ele foi acusado de ter sumido uma certa quantidade de drogas.

Uma irmã de Iêda contou que, em dezembro do ano passado, o filho da doméstica estava com alguns colegas na porta de casa quando policiais militares deram buscas em traficantes da região. De acordo com a mulher, para evitar de serem presos, os suspeitos jogaram a droga que tinham em mãos próximo aos adolescentes, mas o entorpecente sumiu. "Eles falaram que foi o meu sobrinho quem tinha pegado a droga e cobraram R$ 130 da minha irmã. No mesmo dia ela pagou e parecia que tudo estava resolvido", afirmou a irmã da doméstica.

De acordo com a Polícia Militar, pouco antes de ser morta, a mulher estava com um irmão em um bar. Ao sair do local, ela foi surpreendida por alguns homens que efetuaram vários disparos contra a doméstica. Ela foi morta com oito tiros em várias partes do corpo, como costa, pernas e braços. Além de um revólver calibre 38, os autores também teriam utilizado uma pistola para cometer o crime, conforme a PM.

Testemunhas informaram à polícia que o homem que cobrou o dinheiro da doméstica se chama André. Ontem, o clima era de medo na região onde ocorreu o crime e nenhum morador quis falar sobre o fato. Segundo a irmã da doméstica, ela queria mudar do local onde morava. "Ela estava preocupada com a segurança dos filhos", disse.


Escrito por Walter Freitas às 11h48
[] [envie esta mensagem] []



Lula manda idosos terem cuidado com gastos no cartão de crédito

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu nesta quinta-feira que os aposentados e pensionistas tenham "cuidado" na hora de utilizar os cartões de crédito consignado. Lula lembrou que quando não se tem dinheiro em espécie, mas existe o cartão, "a pessoa acaba ficando estimulada a gastar mais". O alerta foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto em homenagem aos 85 anos da Previdência Social.

"Por reivindicação, vocês conquistaram cartão de crédito, alongaram o crédito consignado para 60 meses. Agora, precisa tomar cuidado com o cartão de crédito", disse o presidente, na presença de ministros, autoridades e representantes dos aposentados e pensionistas.

Em seguida, Lula disse que sua recomendação não tinha relação direta com a crise imobiliária dos EUA, mas com uma reação que normalmente ocorre com quem usa cartão de crédito.

"A crise americana tem um pouco a ver também com cartão de crédito, porque quando a gente não tem que botar a mão no bolso para gastar dinheiro, a gente vai gastando mais do que se tivesse que tirar uma notinha do bolso", disse ele.

A operação com cartão de crédito existe desde a criação do empréstimo consignado. No começo do ano, o Ministério da Previdência Social credenciou 40 bancos para operar os empréstimos por cartão, mas apenas seis deles se habilitaram.

Em busca da adesão dos bancos, a taxa de juros será de 3,70% ao mês (54,65% ao ano), superior ao crédito tradicional --o limite de 10%, porém, controlará o endividamento, segundo a Previdência. Os bancos não poderão cobrar anuidade, mas será permitido cobrar taxa única de até R$ 15 para emissão do cartão.

Recadastramento

Ao elogiar as ações do governo em busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Previdência, Lula citou o recadastramento dos aposentados e pensionistas. A idéia foi defendida pelo ex-ministro Ricardo Berzoini na época, e bastante criticada quando foram registradas filas com idosos.

Sem citar nomes nem uma situação específica, o presidente reagiu às críticas que o governo recebeu na ocasião. "Aí colocaram um senhor de 85 anos como a vítima da humanidade", disse ele, na cerimônia. Em seguida, Lula disse que o governo realizou o "mais perfeito cadastramento da história".



Escrito por Walter Freitas às 14h58
[] [envie esta mensagem] []



Namorada de Sarkozy posou nua para revista espanhola

 

A cantora e ex-modelo italiana Carla Bruni, de 39 anos, namorada do presidente francês, Nicolas Sarkozy, 52 anos, posou nua em uma entrevista exclusiva para a revista espanhola "DT". A foto - na qual Bruni aparece sem roupas, trajando apenas um parte de botas pretas de cano alto - causou repercussão internacional e foi reproduzida por jornais do mundo todo.A ex-modelo negou, na entrevista à "DT" que já tenha se casado com Sarkozy, como foi dito recentemente por vários jornais franceses."Nós a vimos nas capas de jornais e revistas do mundo todo ao lado do presidente francês. Agora a revista "DT" aparece com outra imagem da ex-modelo e cantora Carla Bruni: sua nudez", diz o site na internet do jornal espanhol "El Pais" , que reproduz a fotografia."A namorada do presidente francês Nicolas Sarkozy, Carla Bruni, voltou a posar nua para uma revista, não parecendo muito preocupada com o impacto que as fotos poderão ter sobre a já desgastada imagem do chefe de Estado francês", diz o português "Correio da Manhã". "Carla Bruni posa nua para a revista 'DT' e revela: Eu e Nicolas ainda não nos casamos", diz o título da reportagem do jornal italiano "Il Messagero". O site francês "Le Bouzin" reproduz, além da foto, um vídeo da foto feita pela ex-modelo para a revista. O governo da Índia --país que na sexta-feira (25) receberá uma visita oficial de Sarkozy-- não confirmou se Bruni acompanhará o chefe de Estado na visita, segundo autoridades indianas. A possível presença da ex-modelo na viagem que Sarkozy fará a Nova Déli na sexta e no sábado (26) vem sendo especulada pela imprensa francesa e mundial há vários dias. No entanto, a Embaixada da França em Nova Déli se nega a comentar a respeito.



Escrito por Walter Freitas às 14h55
[] [envie esta mensagem] []



Suspeito de planejar furto de obras do Masp se entrega à polícia

da Folha Online

Moisés Manuel de Lima Sobrinho, 25, apontado pela Polícia Civil de São Paulo como mentor do furto de dois quadros do acervo do Masp (Museu de Arte de São Paulo), se entregou na manhã desta quinta-feira. Ao lado de um advogado, ele se apresentou por volta das 10h30 na 3ª Delegacia do Patrimônio do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), na zona norte. Outros dois suspeitos de envolvimento no crime estão presos.

Divulgação/SSP
Moisés Manuel de Lima Sobrinho, suspeito de envolvimento no furto
Moisés Manuel de Lima Sobrinho, suspeito de envolvimento no furto

De acordo com o delegado-assistente Adílson Marcondes, Lima Sobrinho afirmou que só irá falar sobre as acusações perante a Justiça. Mesmo assim, ele deverá prestar depoimento e, depois, ser levado para a carceragem do 77º DP.

No último dia 16, o fazendeiro Manoel Martins de Lima, pai de Lima Sobrinho, que mora em Jataí (325 km de Goiânia-GO), fez um apelo no "Jornal Nacional", da TV Globo, para que o filho se entregasse. "Se tiver me ouvindo, que se entregue para resolver a situação", disse.

Lima Sobrinho passou as festas de fim de ano em Jataí, na fazenda da família. Ele também é filho de uma advogada de Brasília.

Lima Sobrinho não tem antecedentes criminais e, em um site de relacionamento na internet, afirma falar italiano, espanhol e francês e divulga fotos de viagens ao exterior.

Furto

O furto ocorreu no dia 20 de dezembro do ano passado. Os quadros "O Lavrador de Café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso, foram furtados por homens que invadiram o museu. O crime expôs a fragilidade da segurança do prédio do museu, cujo acervo é avaliado em US$ 1 bilhão.

Marlene Bergamo/Folha Imagem
"O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso, e "O Lavrador de Café", de Portinari, furtados do Masp e recuperados pela polícia
"O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso, e "O Lavrador de Café", de Portinari, furtados do Masp e recuperados pela polícia

Sete dias após o crime, o primeiro suspeito, Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, foi preso. Doze dias depois, os quadros foram encontrados em uma casa, em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo). O segundo suspeito, Robson de Jesus Jordão, 33, foi preso na casa.

O dono da casa, Alexandro Bezerra da Silva, 31, também é suspeito. Ele está foragido.

Segurança

Por causa do crime, o Masp ficou fechado entre o dia 20 de dezembro de 2007 e o último dia 11 de janeiro, após uma parceria com a empresa LG Security Systems, a mesma que cuida, por exemplo, da segurança do Museu do Louvre, em Paris. O novo sistema deve contar com 70 câmeras robotizadas capazes de filmar no escuro e com sistema de voz, que advertirão o visitante que se aproximar demais de uma obra.

Antes do furto, o prédio já possuía câmeras, mas sem alta definição.



Escrito por Walter Freitas às 14h40
[] [envie esta mensagem] []



Alencar volta a hospital de SP para retomar tratamento

O vice-presidente da República, José Alencar, será novamente internado nesta quinta-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para continuar o tratamento quimioterápico contra um câncer do abdome. A assessoria de imprensa do hospital confirmou a internação, porém não soube dizer o horário em que ela ocorrerá.

Mesmo fora das melhores condições físicas, Alencar, de 76 anos, compareceu nessa quarta ao primeiro encontro ministerial do ano, no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi bastante elogiado. O vice-presidente deixou o Sírio-Libanês no sábado, depois de permanecer uma semana internado para combater um quadro infeccioso.

Fonte: Agência Estado



Escrito por Walter Freitas às 14h36
[] [envie esta mensagem] []



Governo e Congresso nos EUA chegam a acordo prévio sobre pacote fiscal

 

A Casa Branca e o Congresso dos Estados Unidos chegaram hoje a um acordo preliminar sobre o pacote de alívio fiscal para estimular a economia norte-americana e evitar uma recessão no país. O plano, que teve suas linhas gerais anunciadas na semana passada por George W. Bush, é esperado com ansiedade pelos mercados mundiais, que enfrentam fortes oscilações nas últimas semanas pelo temor de crise na maior economia do planeta. Na semana passada, Bush pediu ao Congresso, onde a maioria é democrata --oposição a Bush, que é republicano--, que aprovasse um pacote de isenção fiscal de cerca de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país (segundo dados recentes, isso representaria cerca de US$ 145 bilhões). Segundo fontes do Congresso ouvidas pela agência de notícias Associated Press, a presidente da Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), Nancy Pelosi (democrata), e o líder dos republicanos na Casa, John Boehner, chegaram a um acordo prévio por telefone.
Pelosi concordou em abandonar a proposta de aumentos no programa "Food Stamp", de distribuição de vales que poderiam ser trocados por comida nos Estados Unidos, e em benefícios para desempregados em troca de descontos de ao menos US$ 300 para quem comprovar renda de ao menos US$ 3.000 em 2007. Famílias com filhos devem receber outro desconto de US$ 300 por filho (nessa modalidade, o benefício seria limitado a um teto de US$ 1.200). Os descontos beneficiariam pessoas que ganham até um determinado nível salarial (o limite deve beneficiar indivíduos com renda bruta de US$ 75 mil anuais ou menos e casais com renda conjunta anual bruta de US$ 150 mil ou menos). O objetivo é que a economia reverta o atual ritmo de desaceleração e o consumo das pessoas, principal pilar da economia dos EUA, volte a crescer. Abatimentos de impostos para empresas que fizerem investimentos também serão incluídos no pacote alinhavado hoje, mas os detalhes ainda não foram divulgados.
"Ao aprovar um pacote efetivo de crescimento, daremos uma injeção na veia para manter um crescimento econômico fundamentalmente saudável", afirmou Bush em pronunciamento na semana passada. "Deixar que os americanos fiquem com mais de seu dinheiro deve fazer crescer os gastos com consumo." Nesta semana, o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, disse que estava otimista sobre a colaboração do governo com os líderes do Congresso para chegar "rapidamente" a um pacote temporário de estímulo fiscal. "Estou otimista sobre a possibilidade de encontrarmos um terreno em comum e colocar as coisas em andamento nos próximos meses", disse Paulson, que destacou as conversas "bastante positivas" com os líderes republicanos e democratas no Congresso.




Escrito por Walter Freitas às 14h28
[] [envie esta mensagem] []



Cantora inglesa será vigiada 24 horas por dia para parar de consumir drogas

 

A cantora britânica Amy Winehouse, que na semana passada foi filmada consumindo drogas e internou-se em uma clínica de reabilitação, será vigiada 24 horas por dia para não voltar ao uso de entorpecentes e álcool.Ontem, a Scotland Yard confiscou um vídeo divulgado pelo "The Sun" que mostra Amy, de 24 anos, consumindo ecstasy em pó, cocaína e crack, e anunciou que vai investigar as imagens.Amy Winehouse deixa tribunal na última sexta-feira (18); cantora teria fumado crack, Amigos da cantora disseram que Amy ficou tão preocupada com o ocorrido que decidiu abandonar para sempre as drogas.Segundo publicou hoje o tablóide inglês "The Sun", a medida busca salvar Amy da "autodestruição" e foi decidida por seu pai, Mitch Winehouse.Um enfermeiro deverá acompanhar a cantora durante todo o dia e até dormir na mesma casa que ela, para evitar seu consumo de drogas e álcool. Além disso, o pai de Amy contratou dois seguranças para vigiar a entrada do apartamento da cantora em Londres."Mitch se deu conta de que é agora ou nunca. Ou Amy escolhe a vida ou sua destruição. A família a tem controlado de perto há semanas, seu irmão havia se encontrado com ela uma hora antes de Amy fumar crack", disse uma fonte próxima à cantora."Mas seu pai percebeu que isso não é suficiente e que ela necessita de vigilância 24 horas por dia", acrescentou.




Escrito por Walter Freitas às 14h27
[] [envie esta mensagem] []



Homem acusado de ser mentor do roubo de quadros no Masp se apresenta à polícia paulista

 

Moisés Manuel de Lima Sobrinho, de 25 anos, apontado pela Polícia Civil de São Paulo como mentor do furto de dois quadros do acervo do Masp (Museu de Arte de São Paulo), se entregou na manhã desta quinta-feira. Ao lado de um advogado, ele se apresentou por volta das 10h30 na 3ª Delegacia do Patrimônio do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), na zona norte. Outros dois suspeitos de envolvimento no crime estão presos. De acordo com o delegado-assistente Adílson Marcondes, Lima Sobrinho afirmou que só irá falar sobre as acusações perante a Justiça. Mesmo assim, ele deverá prestar depoimento e, depois, ser levado para a carceragem do 77º DP. No último dia 16, o fazendeiro Manoel Martins de Lima, pai de Lima Sobrinho, que mora em Jataí (325 km de Goiânia-GO), fez um apelo no "Jornal Nacional", da TV Globo, para que o filho se entregasse. "Se tiver me ouvindo, que se entregue para resolver a situação", disse.Lima Sobrinho passou as festas de fim de ano em Jataí, na fazenda da família. Ele também é filho de uma advogada de Brasília.Lima Sobrinho não tem antecedentes criminais e, em um site de relacionamento na internet, afirma falar italiano, espanhol e francês e divulga fotos de viagens ao exterior.




Escrito por Walter Freitas às 14h26
[] [envie esta mensagem] []



Musa do windsurfe é enterrada no Rio

A carioca Dora Bria, 49, responsável pela popularização do windsurfe e uma das musas da modalidade, foi enterrada na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro. Ela morreu no final da tarde desta terça, vítima de um acidente de carro no interior de Minas Gerais.

Sobre o caixão estavam uma foto dela e uma bandeira do Vasco, clube que defendeu na década de 90 e até o ano 2000, quando se despediu da carreira profissional.

Na noite desta quarta, os jogadores de Vasco e Americano e os torcedores presentes ao estádio São Januário cumpriram um minuto de silêncio pela morte de um dos ícones do windsurfe nacional.

Nas próximas semanas, Dora vai ser homenageada pela prefeitura do Rio, que prometeu dar o nome da atleta a uma rua, avenida ou praça da cidade.

O acidente que vitimou a atleta aconteceu no interior de Minas Gerais, na BR-040, na altura do quilômetro 261, no município de São Gonçalo de Abaeté (cerca de 270 km de Belo Horizonte).

Folha Imagem
Musa do windsurfe, Dora Bria foi três vezes campeã sul-americana na modalidade

De acordo com a Polícia Federal, o carro que ela dirigia, uma picape L200 com placa do Rio de Janeiro, rodou na pista e bateu de lado em uma carreta Volvo, com placa de Diadema (SP). Chovia no momento da colisão. Ela morreu na hora.

Dora foi tricampeã sul-americana e seis vezes campeã brasileira de windsurfe, esporte que ajudou a popularizar no Brasil. Entre 1990 e 1995, ela chegou a figurar por quatro vezes entre as cinco melhores do mundo no campeonato de ondas gigantes no Havaí. A ex-atleta também ficou famosa por posar nua para revistas masculinas na década de 90.

Fonte:Uol



Escrito por Walter Freitas às 14h18
[] [envie esta mensagem] []



CULPA DA CPMF TAMBÉM?

 

    Secretaria da Saúde de GO confirma mais uma morte por febre amarela


Do Estadão

O Secretário da Saúde do Estado de Goiás, Cairo de Freitas, confirmou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, mais um caso de morte por febre amarela em Goiás.

A vítima notificada no Estado é um vigilante que trabalhava no Campus II da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, e morreu no último dia 30 de dezembro.

A febre amarela silvestre como causa da morte foi confirmada por exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas (Belém/PA), o laboratório de referência na doença reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Com este caso, passa para nove o número de mortes atribuídas à doença em Goiás desde o fim do ano passado. Atualmente, há cinco casos em investigação, sendo dois pacientes que ainda estão sob suspeita (oriundos de outros Estados) e três óbitos.

Dupla vacinação

Ontem, o secretário afirmou que 975 mil pessoas em Goiás foram vacinados duplamente. "O que percebemos hoje é que existe um alto índice de revacinação enquanto algumas pessoas que deveriam não se vacinaram", alertou o secretário.

A superdosagem pode levar a efeitos adversos, como dor no local da vacina, endurecimento do braço, urticária, febre, dores de cabeça e até choque anafilático.

Fonte: Blog do Jamildo



Escrito por Walter Freitas às 23h19
[] [envie esta mensagem] []



GRIPE AMERICANA

      BC suspende queda dos juros alegando que crise americana aquece mercado interno e pressiona inflação

Chargeonline.com.br
Olha os juros altos aí gente

Como já era esperado, o  Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira a decisão de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 11,25% ao ano,  já sinalizada nas atas anteriores

Em suas justificativas, o Copom cirou os sinais de manutenção da robusta taxa de crescimento da demanda interna em um ambiente de incertezas quanto ao cenário prospectivo da inflação.

Para os economistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão de efetuar cortes substanciais nos gastos no orçamento de 2008, em função da perda da arrecadação da CPMF, deverá promover maior sintonia entre as políticas monetária e fiscal ao longo do ano e permitir a retomada da trajetória de queda da Selic.

Como contra-senso, o aumento do IOF sobre as operações de crédito eleva, mais uma vez, o custo financeiro dos tomadores de crédito, com impactos negativos sobre a atividade produtiva.



Escrito por Walter Freitas às 23h17
[] [envie esta mensagem] []



 

GRIPE AMERICANA     
BC suspende queda dos juros alegando que crise americana aquece mercado interno e pressiona inflação

Chargeonline.com.br
Olha os juros altos aí gente

Como já era esperado, o  Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira a decisão de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 11,25% ao ano,  já sinalizada nas atas anteriores

Em suas justificativas, o Copom cirou os sinais de manutenção da robusta taxa de crescimento da demanda interna em um ambiente de incertezas quanto ao cenário prospectivo da inflação.

Para os economistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão de efetuar cortes substanciais nos gastos no orçamento de 2008, em função da perda da arrecadação da CPMF, deverá promover maior sintonia entre as políticas monetária e fiscal ao longo do ano e permitir a retomada da trajetória de queda da Selic.

Como contra-senso, o aumento do IOF sobre as operações de crédito eleva, mais uma vez, o custo financeiro dos tomadores de crédito, com impactos negativos sobre a atividade produtiva.



Escrito por Walter Freitas às 23h12
[] [envie esta mensagem] []



 

TEM OU NÃO TEM LARANJAS?     
Pressionado, Lobão Filho se prepara para deixar o DEM

Mãe do Lobinho, por ironia, é do DEM, mas deve pular fora do partido

Da Folha Online, em Brasília

Sem ambiente político no DEM e pressionado pela cúpula do partido, o empresário Edison Lobão Filho (DEM-MA) suplente e filho do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) deve deixar a legenda nos próximos dias. Antes de anunciar a decisão, ele quer consultar suas bases e ouvir políticos experientes sobre os caminhos a seguir na política.

Nesta quinta-feira, ele conversou por telefone com o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). Segundo Agripino, é insustentável manter Lobão Filho no DEM, uma vez que seu pai ocupa um cargo no primeiro escalão do governo.

Lobão Filho também ouviu de Agripino que deveria prestar esclarecimentos sobre as denúncias que o envolvem o mais rápido o possível. O empresário ficou de pensar sobre as sugestões. Até lá, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que aguarda as explicações do empresário, mas desde já confirma a tese de Agripino.

"Ele [LOBÃO FILHO]foi informado que a questão política não tem solução", afirmou Maia. "Estou esperando que ele me procure. Se quiser prestar esclarecimentos, estarei à disposição", disse.

A expectativa do DEM é que Lobão Filho chegue a Brasília na próxima segunda-feira. Até ontem, ele estava de férias nos Estados Unidos. De lá, ele não entrou em contato com o comando de seu partido. Mas mandou interlocutores informarem que prestaria esclarecimentos.

Acusado de usar laranja para sonegar impostos, ser sócio oculto em uma empresa de bebidas e ainda cometer irregularidades na venda de uma emissora de TV no interior de Alagoas, Lobão Filho negou as denúncias.

O empresário é esperado na próxima semana para apresentar sua defesa ao Senado e também tomar posse na vaga deixada pelo pai. Ele tem prazo de 60 dias para assumir a cadeira e mais 30 dias de prorrogação desde que justifique motivos para a prorrogação.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que ainda não recebeu comunicado algum de Lobão Filho sobre sua posse. Já o ministro Lobão disse que filho deverá assumir a vaga e depois licenciar-se para fazer sua defesa.

Fonte:Blog do Jamildo



Escrito por Walter Freitas às 23h10
[] [envie esta mensagem] []



Brigas de casal podem prolongar a vida, diz estudo

 

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que os casais que resolvem suas diferenças e manifestam seus sentimentos de raiva ou revolta em relação ao outro vivem mais. O estudo, publicado na revista especializada Journal of Family Communication, analisou 192 casais ao longo de 17 anos, divididos em quatro grupos. O primeiro continha casais que expressavam sua indignação quando se sentiam ofendidos injustamente pelo outro; o segundo e o terceiro incluíam casais em que ou o homem ou a mulher reprimiam este tipo de sentimento; e o quarto continha casais em que ambos os membros não demonstravam qualquer reação diante de uma ofensa descabida. Segundo os especialistas, entre os 26 casais do grupo que reprimiam seus ressentimentos, houve 13 mortes. Entre os 166 pares restantes, 41 morreram.



Escrito por Walter Freitas às 23h03
[] [envie esta mensagem] []



Mortes em série levantam temores de pacto suicida pela internet

 

A polícia britânica investiga uma misteriosa série de enforcamentos de jovens, registrados em uma região remota do País de Gales, que levanta temores de um pacto suicida organizado pela rede de relacionamentos Bebo.
Natasha Randall, 17, é a última vítima descoberta na quinta-feira passada, em Blaengarw, uma pequena cidade de cerca de dois mil moradores situada nas imediações de Bridgend, no sul do País de Gales. Esta morte é o sétimo suicídio por enforcamento em um ano nesta região rural. A série começou com a descoberta do corpo de Dale Crole, 18, em um edifício desalojado onde se enforcou em janeiro de 2007. No mês seguinte, um jovem de 19 anos se enforcou em casa, e um pouco mais tarde outro jovem, de 20 anos, foi encontrado também com o corpo pendurado. Ele era amigo das duas primeiras vítimas. Em agosto passado, foi a vez de um adolescente de 17 anos. Depois Liam Clarke, de 20, e amigo de Dale Crole, se enforcou em dezembro. Uma sexta vítima, um homem de 27 anos, se suicidou no início de janeiro. As vítimas se conheciam, eram em alguns casos amigos próximos. A polícia indicou seu interesse particular em um computador utilizado pela última adolescente suicida, Natasha, que deixou uma nota na página que ela produzia no site de relacionamentos Bebo. "Descanse em paz, Clarky", escreveu em referência a Liam Clarke. Em uma entrevista concedida ao "Daily Mail" desta quarta-feira, o pai de Liam, Kevin Clarke, classifica os suicídios de "muito estranhos". "Não sabemos se se tratava de uma espécie de culto bizarro ou de suicídios coletivos ou se havia um tipo de pacto suicida", declarou ao jornal. Desde a morte de Natasha, duas de suas amigas tentaram se suicidar. "Uma das pistas da investigação é o exame do computador de Natasha", disse Tim Jones, comissário da Polícia de Bridgend. O responsável pela investigação realizada sobre os três primeiros enforcamentos, Philip Walters, afirmou entretanto que "nada" liga as mortes aos sites de relacionamentos. Natasha, que havia adotado o apelido "sxiwildchild" no site Bebo, faria parte dos adolescentes que consideram positivo atingir a "imortalidade virtual". No Bebo, a página da adolescente está repleta de "mensagens de homenagens" enviadas por pessoas se dizendo ser seus amigos. Ao lado das mensagens como "tenha bons sonhos, meu anjo" ou "durma bem, princesa", é possível encontrar promessas preocupantes."Logo vou te encontrar...", enviada por "Anne-Marie".



Escrito por Walter Freitas às 23h01
[] [envie esta mensagem] []



Pressionado, Lobão Filho se prepara para deixar o DEM

 

Sem ambiente político no DEM e pressionado pela cúpula do partido, o empresário Edison Lobão Filho (DEM-MA) suplente e filho do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) deve deixar a legenda nos próximos dias. Antes de anunciar a decisão, ele quer consultar suas bases e ouvir políticos experientes sobre os caminhos a seguir na política. Nesta quinta-feira, ele conversou por telefone com o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). Segundo Agripino, é insustentável manter Lobão Filho no DEM, uma vez que seu pai ocupa um cargo no primeiro escalão do governo. Lobão Filho também ouviu de Agripino que deveria prestar esclarecimentos sobre as denúncias que o envolvem o mais rápido o possível. O empresário ficou de pensar sobre as sugestões. Até lá, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que aguarda as explicações do empresário, mas desde já confirma a tese de Agripino. "Ele [Lobão Filho] foi informado que a questão política não tem solução", afirmou Maia. "Estou esperando que ele me procure. Se quiser prestar esclarecimentos, estarei à disposição", disse. A expectativa do DEM é que Lobão Filho chegue a Brasília na próxima segunda-feira. Até ontem, ele estava de férias nos Estados Unidos. De lá, ele não entrou em contato com o comando de seu partido. Mas mandou interlocutores informarem que prestaria esclarecimentos. Acusado de usar laranja para sonegar impostos, ser sócio oculto em uma empresa de bebidas e ainda cometer irregularidades na venda de uma emissora de TV no interior de Alagoas, Lobão Filho negou as denúncias. O empresário é esperado na próxima semana para apresentar sua defesa ao Senado e também tomar posse na vaga deixada pelo pai. Ele tem prazo de 60 dias para assumir a cadeira e mais 30 dias de prorrogação --desde que justifique motivos para a prorrogação. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que ainda não recebeu comunicado algum de Lobão Filho sobre sua posse. Já o ministro Lobão disse que filho deverá assumir a vaga e depois licenciar-se para fazer sua defesa.




Escrito por Walter Freitas às 22h59
[] [envie esta mensagem] []



Policiais são presos por roubo de carga de cerveja no Rio


Sete policiais foram detidos nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, após serem flagrados retirando cargas de cerveja de um caminhão roubado da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), na última sexta-feira. De acordo com as fotografias publicadas pelos jornais da cidade, após retirarem as caixas de cerveja do caminhão, os policiais as colocaram nas viaturas policiais.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, as imagens falam mais que qualquer depoimento e é necessário que as demissões aconteçam o mais rápido possível. Segundo o comandante geral da Polícia Militar, uma investigação foi feita para descobrir quais policiais estavam envolvidos e quais viaturas foram utlizadas.

A polícia teria sido acionada por um telefonema anônimo que dava as informações de que o caminhão havia sido encontrado. O comandante da polícia informou que apesar de constar o roubo do veículo na delegacia, os policiais chamados no local não registraram que a carga havia sido encontrada.  Em depoimento à polícia, os policiais suspeitos alegaram que retiraram a carga das ruas para protegê-la.

(FP)



Escrito por Walter Freitas às 22h58
[] [envie esta mensagem] []



Dora Bria, campeã de windsurf, morre em acidente de carro em Minas

A ex-campeã de windsurf Dora Bria morreu na noite dessa terça-feira, após sofrer um acidente de carro em Três Marias, na região Central de Minas Gerais. Ela dirigia da cidade mineira para o Rio de Janeiro, onde morava, quando o carro caiu em uma ribanceira. O enterro será realizado na quinta-feira, no Rio de Janeiro.

A atleta, de 48 anos, conquistou o título brasileiro seis vezes e foi tricampeã sul-americana, além disso, Dora Bria ficou entre as cinco melhores do mundo em ondas gigantes entre 1990 e 1995, no Havaí. Considerada musa do esporte nacional, ela pousou nua duas vezes: a primeira vez em 1993 para a revista "Playboy" e em 2000 para a revista "Sexy". 

(FP)



Escrito por Walter Freitas às 22h57
[] [envie esta mensagem] []



Polícia investiga morte de americano suspeito de pedofilia em Natal

23/01/2008 - 15:48:07


A Polícia de Natal investiga a morte de um norte-americano de 61 anos, que estava sendo investigado por prática de pedofilia na cidade. O corpo do homem foi encontrado na última segunda-feira, enterrado em um terreno abandonado.

De acordo com a Polícia Civil, na terça-feira os policiais foram até a casa do homem e encontraram a porta arrombada. No interior da casa, várias fotos de crianças nuas, bem como brinquedos e um cofre vazio e aberto foram encontrados. Os vizinhos informaram que constantemente viam crianças entrando na casa do homem. A polícia acredita que o assassino esteve na casa após o crime e retirou alguns objetos ligados ao caso. Um computador, revistas e fotos foram apreendidos.

(FP)

 



Escrito por Walter Freitas às 22h56
[] [envie esta mensagem] []



Flecha envenenada mata maratonista queniano


NAIRÓBI, Quênia - O maratonista queniano Wesley Ngetich morreu na última segunda-feira, após ser atingido por uma flecha envenenada, em Transmara, na região Oeste do Quênia. Ngetich, que venceu a maratona de Duluth, nos Estados Unidos em 2005 e 2007, era casado e tinha três filhos.

Ele é o segundo atleta queniano assassinado depois do início das manifestações étnicas no Quênia, entre simpatizantes da oposição e do presidente Mwai Kibaki. Ao todo, mais de 800 pessoas morreram.

Outro atleta queniano morto, Lucas Sang, foi membro da equipe do revezamento 4 x 400 m nos Jogos Olímpicos de Seul-1988. Ele foi assassinado em 1º de janeiro perto de sua casa em Eldoret.

(FP)



Escrito por Walter Freitas às 22h54
[] [envie esta mensagem] []



Governo abre 7 mil quilômetros de rodovias para concessão

BELO HORIZONTE - Sete mil quilômetros de rodovias estaduais e federais foram abertas para concessão nesta quarta-feira pelo governador do Estado Aécio Neves. As rodovias deverão ser licitadas no segundo semestre deste ano. Por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), estão sendo apresentados ao mercado 16 lotes em processo de transferência ao Estado.

As empresas interessadas terão seis meses para apresentar ao Governo do Estado propostas de investimentos e um plano de manutenção e conservação das rodovias distribuídas em diferentes regiões de Minas. A licitação dos trechos poderá ocorrer por concessão comum ou por concessão patrocinada (Parceria Público-Privada - PPP), onde o Estado também participa com investimentos financeiros.

"O tamanho desta etapa do nosso desafio é enorme: são sete mil quilômetros de rodovias e não teríamos recursos suficientes para viabilizar esse imenso conjunto de obras. Por isso, apresentamos na forma deste Procedimento de Manifestação de Interesse, um caminho novo para a iniciativa privada investir na recuperação e manutenção de 16 grandes lotes de rodovias. São nada mais, nada menos, que R$ 3,5 bilhões de investimentos no período previsto para a concessão", afirmou o governador.

(FP)

Com Agência Minas



Escrito por Walter Freitas às 22h52
[] [envie esta mensagem] []





Empregada descobre que patrão era o pai desaparecido

Uma vietnamita que viajou para Taiwan em busca do pai que ela nunca havia conhecido acabou trabalhando para ele como empregada, sem saber.

Tran Thi Kham, de 40 anos, não descobriu a verdade até depois de ter deixado o emprego.

A reunião só ocorreu porque ela esqueceu alguns pertences em sua casa, que ele havia dado à mãe dela há mais de 40 anos.

Tsai Han-chao, de 77 anos, disse que não conseguiu evitar o choro quando descobriu que tinha uma filha da qual nada sabia.

"Os altos e baixos da vida são como um drama de televisão. Como eu poderia ter sonhado que ela era minha filha? Eu não consegui parar de chorar quando finalmente nos reunimos", disse ele ao canal de TV a cabo taiwanês TVBS.

Tran havia viajado para Taiwan alguns anos antes a procura do pai.

Suas únicas pistas eram um anel de ouro e uma fotografia dele quando jovem, que o pai havia dado para a mãe dela quando eles se apaixonaram, em Hong Kong, em 1967.

A mãe de Tran voltou para o Vietnã, para cuidar da mãe doente, e o pai, mais tarde, retornou a Taiwan.

A mulher deu à luz a Tran Thi Kham, mas morreu dois anos depois. A menina foi criada pela tia - que ela acreditava ser sua mãe biológica até o dia de seu casamento, aos 21 anos.

Naquele dia, sua tia contou a história e deu a ela o anel e a foto.

Reunião emocionante Mais tarde, depois de criar os próprios filhos, Tran decidiu procurar o pai dela em Taiwan.

Ela arrumou um emprego com um senhor em Taipei, onde tomava conta da mulher dele, que estava doente.

Quando a mulher morreu, sete meses depois, Tran mudou de emprego na ilha de Kinmen, em Taiwan. Mas depois ela se deu conta de que havia esquecido o anel e a fotografia na casa do ex-patrão e pediu ajuda à polícia da ilha para reencontrá-los.

A polícia contactou Tsai e pediu a ele que procurasse os objetos. A polícia disse que ele ficou chocado quando encontrou o anel e a foto que havia dado a sua namorada há tanto tempo.

Ele seguiu imediatamente para Kinmen, onde se reuniu com sua filha.



Escrito por Walter Freitas às 12h57
[] [envie esta mensagem] []



 

ENERGIA PARA CRESCER     
Usinas de papel não vão salvar Brasil do apagão, critica sindicalista

Chargeonline.com.br
Novo ministro tem larga experiência na área...

Por Antonio Carlos dos Reis "Salim"

Há generalizado consenso de que a economia brasileira, considerada a conjuntura mundial, tem crescido aquém das possibilidades. Os principais obstáculos pontuais, como se sabe, são os juros e impostos exagerados, além do câmbio sobrevalorizado.

No entanto, toda vez que os setores produtivos, as empresas e os trabalhadores, num esforço de superação, "ameaçam" vencer essas barreiras e promover evolução mais substantiva do PIB, como parece estar ocorrendo neste segundo semestre de 2007, uma nefasta ameaça volta a pairar: o risco de apagão.

Para o Brasil crescer a taxas de pelo menos 5% ao ano, índice mínimo ante o passivo social e a necessidade de atender à expansão demográfica vegetativa, é imprescindível acrescentar cerca de 10 mil megawatts por ano ao sistema gerador de eletricidade. Isto significa que, nos próximos dez anos, o País precisa duplicar a sua capacidade instalada, de aproximadamente 100 mil megawatts.

Na verdade, deveríamos produzir 20 milhões de quilowatts, mas estamos construindo usinas com  capacidade somada de apenas dois milhões. Portanto, a defasagem é imensa.

Assim, se o quadro não for alterado, com rápida reação, há sério risco de nova crise de energia, revivendo-se os penosos momentos do racionamento de 2001, quando as autoridades, alertadas por nós, ignoravam que tal fato pudesse ocorrer.

Há cerca de 50 barragens hidrelétricas em construção no Brasil, mas não serão suficientes para evitar o risco do apagão, e as previsões de geração de energia para os próximos anos são negativas. Caso não se registrem índices pluviométricos em nível adequado, a crise de oferta de eletricidade pode ocorrer até mesmo em 2008 ou daqui a dois anos. Ou seja, em termos hidrelétricos, não temos o volume que o País precisa para responder aos anseios de crescimento econômico dos setores produtivos.

Continuamos na dependência da chuva.

Segundo relatório de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há 23 usinas licitadas desde 2002, significando capacidade instalada que soma 5.157 megawatts. Dessas, 12 ainda esperam a liberação ambiental prévia e cinco aguardam a licença de instalação. É lamentável constatar que, na prática, nada está acontecendo. Parece que o Brasil está fazendo usinas apenas no papel. É nítido o descompasso entre o discurso oficial do governo e a realidade.

Assim, respeitando-se os preceitos ecológicos e a sustentabilidade dos projetos, é necessário agilizar todo esse processo de licenciamento ambiental. Da mesma forma, é impreterível "acelerar" o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pois a morosidade de alguns investimentos está comprometendo o seu cronograma, e infra-estrutura é uma prioridade nacional! O mais grave é que a ameaça de oferta de energia soma-se a outros problemas sérios, em especial no tocante ao setor de transportes, configurando-se uma equação preocupante.

Recente estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob o título "Projeto Brasil Competitivo", mostra que o País perde quase US$ 100 bilhões (precisamente US$ 99,2 bilhões) por ano devido à deficiência de logística. Isso representa 12,4% do Produto Interno Bruto, de US$ 800 bilhões. Segundo a UFRJ, é possível reduzir a perda em 36%, ou seja US$ 36 bilhões. Economia de US$ 16 bilhões viria do transporte de carga; US$ 16,4 bilhões seriam cortados em estoque; US$ 2 bilhões em armazenagem e US$ 1,6 bilhão em administração.

Além de cobrar as autoridades competentes, é preciso buscar alternativas práticas, como fez a Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), que firmou convênio com o Governo do Estado, visando ao lançamento do Programa Paulista de Co-geração de Energia. Esta iniciativa inclui alternativas de biomassa e biogás, fontes renováveis, cuja ampliação na matriz energética brasileira é bastante viável. Esse projeto tem como objetivos desburocratizar o setor e buscar, perante a Aneel, uma regulamentação adequada e linhas de crédito que possibilitem dar sustentação financeira ao crescimento da co-geração.

É intolerável qualquer gesto de resignação diante da deficiência da infra-estrutura, em especial no tocante à geração de eletricidade, no país com a mais volumosa reserva hídrica do mundo e a maior área disponível para o cultivo de cana-de-açúcar e oleaginosas, as grandes promessas da matriz energética deste século. Empresários e trabalhadores já têm feito "milagres" para vencer os equívocos dos impostos, dos juros, do câmbio e do "Custo Brasil". Parece, contudo, que terão de aprender a dança da chuva para conseguir a energia elétrica de que a Nação precisa para o seu desenvolvimento...

PS: Antonio Carlos dos Reis "Salim" é presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp) e da Federaluz e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).



Escrito por Walter Freitas às 12h51
[] [envie esta mensagem] []



 

BOM HUMOR     
Se a gente não rir, amigo, adoece

Charge de Humberto/JC
Não economize energia. Lula garante



Escrito por Walter Freitas às 12h47
[] [envie esta mensagem] []



 

GASTOS "EMERGENCIAIS"     
Cartões corporativos do governo são usados em joalherias, restaurantes finos e até choperias

Da Folha de S.Paulo

Os cartões de crédito corporativo, usados pelo primeiro escalão do governo federal e que indicados para gastos "emergenciais", como a compra de material, prestação de serviços e diárias de servidores em viagens, foram usados ao longo do ano passado para pagar despesas em loja de instrumentos musicais, veterinária, óticas, choperias, joalherias e em free shop. Os dados, divulgados em reportagem da Folha de S.Paulo de hoje, constam do Portal da Transparência, site mantido pelo próprio governo.

Segundo a Folha, os responsáveis pelas compras afirmaram que a prática é legal e todas as compras eram necessárias. Não foi o que aconteceu com a ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial), que pagou despesa de R$ 461,16 em um free-shop em outubro do ano passado. Alertada pelo ministério, ela reconheceu o "engano" e afirmou ter ressarcido o valor à União este mês.

Em 2007, os órgãos federais gastaram R$ 75,6 milhões com o cartão de crédito corporativo, aumento de 129% em relação aos gastos de 2006. A elevação se deve pelo fato de ter aumentado o uso do cartão que, segundo a CGU (Controladoria Geral da União), é mais transparente e fácil de fiscalizar. Apesar de os gastos serem "emergenciais", o Ministério do Trabalho pagou R$ 480 para consertar um relógio importado numa joalheria de Brasília.

O Fome Zero dos ministros

Já o ministro dos Esportes, Orlando Silva, gastou R$ 468,05 no restaurante Bela Cintra, nos Jardins. O valor médio da refeição lá é de R$ 150 por pessoa. Não consta da agenda do ministro na internet nenhuma atividade na data (25 de setembro). Sua assessoria, contudo, enviou à Folha agenda que assegura ser a do dia, quando Silva estaria em São Paulo. Disse que a ausência da programação no site do ministério se deve a "problemas de atualização".

Orlando Silva usou o cartão em outros restaurantes: R$ 198,22 em uma churrascaria na capital paulista, em 22 de outubro, quando também não havia nenhuma atividade em sua agenda na internet. No mesmo dia, segundo o portal da Transparência, há o registro de outro gasto com restaurante: R$ 217,80 no francês Le Vin Bistro, também no Jardins. A assessoria informou que os gastos ocorreram em dias diferentes, quando o ministro cumpria agenda em São Paulo. No dia 29 de junho de 2007, quando a agenda de Orlando Silva informa que ele iria "despachar internamente", o extrato de seu cartão mostra gasto de R$ 196,23 em uma churrascaria na capital fluminense.

Já o ministro Altemir Gregolin (Pesca) gastou em julho passado R$ 70 na choperia Pingüim, em Ribeirão Preto (SP). Ele, contudo, justifica que foi ao local jantar, e que não consumiu bebidas alcóolicas. Os dados disponíveis na internet não descrevem os itens consumidos. O ministro tinha uma agenda oficial na cidade.

O Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), órgão ligado à Presidência, pagou compra de R$ 80 em uma loja de instrumentos musicais no centro de Porto Velho (RO). Em Porto Alegre, funcionários da Empresa de Trens Urbanos, que tem a União como acionista majoritária, gastaram R$ 209,99 em uma veterinária, R$ 630 em uma loja de eletrodomésticos, R$ 1.178 em duas óticas e R$ 695 em uma floricultura.

As despesas com cartões corporativos vêm aumentando desde sua criação, em 2001. Eles substituem as contas "tipo B", quando um servidor recebe o dinheiro e depois presta contas. Essas contas ainda são usadas -em 2007, os gastos com elas chegaram a R$ 101,3 milhões, valor superior ao dos cartões (R$ 75,6 milhões).

Fonte:Blog do Jamildo



Escrito por Walter Freitas às 12h46
[] [envie esta mensagem] []



 

REUNIÃO MINISTERIAL     
Lula reúne os ministros na sua "Santa Ceia" e quer fazer uma plenária política. Mantega chegou atrasado

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Na Ceia Larga farão palestras Meirelles, Múcio e Lula

Começou nesta manhã a reunião a primeira reunião ministerial do ano, segundo o site da Agência Brasil. O presidente Lula reuniu 37 ministros. Guido Mantega chegou atrasado, alegando estar com dor de dente. A palestra que ele faria sobre a crise norte-americana ficou a cargo do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que na prática é o homem que manda na economia mesmo - além de ter profundo conhecimento do tema, como ex-presidente mundial do BankBoston.

O presidente disse logo de saída que quer falar de política, não de administração. “Gostaria de discutir mais sobre política do que sobre administração. Normalmente, fazemos reunião aqui e falamos sobre infra-estrutura, sobre política social. As exposições são sempre longas, porque é muito coisa e depois falta tempo."

Depois de Meirelles quem fala é o pernambucano José Múcio, ministro da Relações Institucionais. O presidente pediu que ambos sejam breves. Comparando a reunião à Santa Ceia, Lula avisou que quer fazer uma discussão. “Vou falar um pouco menos do que habitualmente, para que a gente possa então fazer o debate”.

Além dos ministros, participam da reunião o vice-presidente José Alencar, e os líderes do governo no Senado, Romero Jucá, e na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana.



Escrito por Walter Freitas às 12h43
[] [envie esta mensagem] []



PAC tem graves deficiências: faltam contrapartidas sociais e participação dos sindicatos

Um ano após ser lançado, o Programa de Aceleração do Crescimento ainda tem duas deficiências graves, na opinião da Central Única dos Trabalhadores: a ausência de contrapartidas sociais que garantam que os projetos vão gerar empregos de qualidade – carteira assinada e direitos trabalhistas – e a falta de diálogo com as entidades sindicais de trabalhadores na definição e acompanhamento dos empreendimentos.

Investimentos e financiamentos públicos em projetos, sejam em parceria com a iniciativa privada ou não, devem ser acompanhados por instrumentos que impeçam empregos precários. O tomador do empréstimo que ao final de um período predeterminado não gerasse novas vagas formais ou, no mínimo, não mantivesse o nível de emprego que existia quando da assinatura do contrato, deve perder o acesso a dinheiro público e a juros subsidiados pela sociedade. Para fazer valer as novas regras que defendemos, será necessário que o trabalho de fiscalização tenha também a participação dos sindicatos de trabalhadores.

Artur Henrique Presidente nacional da CUT



Escrito por Walter Freitas às 12h41
[] [envie esta mensagem] []



 

SUCUPIRA GAÚCHA     
Vereador de Pelotas faz 'exorcismo' em Câmara

Agência RBS
Vestido de Jesus, Cururu diz ter neutralizado vodu

Do G1

O vereador Cláudio Roberto Insaurriaga (PV), o Cururu, fez na manhã desta terça-feira (22) um ritual de "exorcismo" na Câmara de Vereadores de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, para neutralizar o "vodu" encontrado na Casa na semana passada.

Na última quinta-feira (15),foram encontradas dentro de um pequeno caixão na Câmara da cidade algumas bonecas, afixadas a fotos de vereadores, incluindo os cinco integrantes da mesa diretora.

Em entrevista ao G1, Cururu, que durante o "exorcismo" estava vestido com uma túnica branca, com crucifixo no peito e uma coroa na cabeça, disse que fez "um ritual de dez minutos, já que o trabalho que havia sido realizado na Câmara era de extrema maldade".

"Dentro da minha crença religiosa, e eu sou cristão, eu levei aquele trabalho para um especialista em magia negra, e ele me confirmou que aquilo era um trabalho pesadíssimo, chamado de boneco de vodu, que tinha o objetivo de até proporcionar a morte daquelas pessoas que estavam alfinetadas", afirmou Cururu.

O vereador disse que decidiu fazer o "ritual de exorcismo, pois se sentiu atingido pelo vodu". "Foi um ritual onde eu desfiz os bonecos, tirei os alfinetes e cortei a cabeça dos dois autores. Depois, botei tudo dentro do caixãozinho e enterrei dentro de um caixão maior, um caixão da paz."

O presidente da Câmara de Vereadores, Otávio Martins Soares (PSB), que não estava no plenário, já que ocupa o cargo de prefeito em exercício de Pelotas - o titular Fetter Júnior tirou férias -, disse ao G1 que o "exorcismo" foi um "espetáculo circense" e que pode ser aberto um processo contra Cururu.

"Eu vejo isso com preocupação. Como já falei, parece que Pelotas virou a Câmara de Sucupira (da novela 'O Bem-Amado'). Para mim, isso caracteriza falta de decoro parlamentar", disse Soares, que evitou fazer comentários sobre a sessão de "exorcismo" protagonizada pelo colega.

"Eu não gostaria de me posicionar, pois, no momento, o presidente da Câmara é o primeiro vice, Adalim Medeiros (PMDB), mas isso me entristece, me aborrece, porque ser protagonista de um episódio desses é valorizar muito o que aconteceu", afirmou Soares.

Cururu, no entanto, minimizou a possibilidade de sofrer um processo por quebra de decorro. "Eles até podem tentar a cassação política, mas quem está sendo discriminado sou eu. Eu fiz uma coisa em que eu acredito", destacou o parlamentar.

"Tirando três vereadores, todos os outros querem me ver longe da Câmara, porque eu luto contra o nepotismo, para acabar com diárias e passagens para vereadores, para diminuir a verba para telefone. Eles querem me tirar porque estou incomodando demais", acrescentou.

Fonte:Blog do Jamildo



Escrito por Walter Freitas às 00h00
[] [envie esta mensagem] []



 

O CONSULTOR      
Revista Piauí disponibiliza versão em aúdio da matéria
com o "consultor" de negócios José Dirceu

O site da revista Piauí disponibilizou uma versão em aúdio da reportagem sobre o trabalho do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu como consultor de empresas e negócios. A matéria é aquela que provocou terremoto no PT e mostrou o estilo extravagante de Dirceu em sua nova área de atuação. Na verdade, são dois arquivos de áudio em que a reportagem é lida por um locutor. A primeira parte você ouve aí em cima. A segunda, clicando aqui.



Escrito por Walter Freitas às 23h55
[] [envie esta mensagem] []



 

GOVERNAR É MAIS DO QUE CRIAR SIGLAS     
PAC não cumpriu seu papel de indutor do crescimento sustentável, indica relatório

ABr/Divulgação
Crianças em São Sebastião, em Rondônia, onde apenas 3% da população tem saneamento e 50% não conta com abastecimento de água. Prefeitura recebeu R$ 60

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Relatório preliminar que entrou em discussão hoje (22) na Comissão de Política Econômica do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon/RJ) avalia que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado há um ano pelo governo federal, não cumpriu o seu papel.

Para o relator da matéria e conselheiro do Corecon/RJ Reinaldo Gonçalves, “o que está acontecendo no Brasil hoje é a desaceleração do crescimento econômico. Uma evidência relevante no momento em que o PAC completa um ano de aniversário”.

Ele disse que, se no ano passado o Brasil teve um crescimento de 5,2%, para 2008 todas as projeções macroeconômicas, incluindo o Boletim Focus do Banco Central, apontam para uma “forte desaceleração”. Gonçalves informou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país, deverá ficar em torno de 4,5% este ano. E alertou que “o próprio [BOLETIM]Focus coloca para 2009 uma previsão de crescimento do PIB de 4%”.

Na avaliação do conselheiro, a desaceleração do crescimento, observada após um ano do PAC, resulta da inoperância do governo na condução do programa e da dificuldade do avanço do marco regulatório, especialmente no que diz respeito à defesa da concorrência, além dos “equívocos permanentes de política macroeconômica”.

A conclusão do documento é que os problemas de concepção e implementação levaram a um resultado geral pouco favorável. O relatório identifica que houve atrasos e mesmo deterioração das condições de infra-estrutura em setores considerados chave para o país, como energia e transporte.

O estudo aponta que os custos dessas deficiências teriam se tornado mais evidentes com o risco de um novo "apagão" energético. O documento ainda deverá receber sugestões e ser oficializado na próxima reunião da comissão.

Reinaldo Gonçalves definiu o PAC como uma lista “inócua e inorgânica” de projetos. E acrescentou que isso dificulta a própria coordenação das ações.
“Além do que, o governo Lula não tem competência nem capacidade operacional para lidar com esse problema”, afirmou.

“A ministra que foi a responsável pelo que hoje já é uma crise energética é exatamente a que está pilotando o PAC. A principal responsável pela inoperância do setor energético hoje é a condutora do PAC”, afirmou o economista, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ex-titular da pasta de Minas e Energia. Esses fatores, segundo ele, dificultam um impacto multiplicador, em termos de renda e investimentos, por parte do PAC.

Para reverter esse quadro, Gonçalves indicou a necessidade de o governo mudar as diretrizes de política macroeconômica, tirando “o foco exagerado da meta de inflação e a questão do megasuperávit primário que só atrapalha a economia brasileira”. Para o economista, a flexibilização do regime de câmbio também deve ser mudada.



Escrito por Walter Freitas às 23h51
[] [envie esta mensagem] []



Cabral que proibir venda de bebidas alcóolicas em estradas do Rio

da Folha Online

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) anunciou nesta segunda-feira que enviará à Assembléia Legislativa nos próximos dias um projeto de lei para proibir a venda de bebidas alcóolicas nas estradas estaduais. Cabral afirmou que pedirá à Casa Civil que estude a medida e elabore o projeto. A data para enviá-lo à Assembléia não foi definida.

O prefeito Cesar Maia (DEM) tentou proibir a venda de bebidas alcóolicas em postos de gasolina na cidade com um decreto, que começaria a valer no dia 1º deste mês. No entanto, o Sindcomb (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência) do Rio conseguiu uma liminar (decisão temporária) e barrou a proibição.

Durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, as estradas do Rio registraram 74 acidentes, de acordo com balanço parcial da Polícia Rodoviária Estadual. Nesses acidentes, oito pessoas morreram e 56 ficaram feridas.

Das mortes, cinco ocorreram em um único acidente. Na noite de quinta-feira passada(11), uma van que trafegava na RJ-106, no sentido São Pedro da Aldeia/Macaé, fez uma ultrapassagem e bateu de frente com um caminhão que vinha no sentido oposto. Todos os mortos estavam na van. Outras seis pessoas que estavam no veículo ficaram feridas, além de dois ocupantes do caminhão.

Em 2006, segundo a Polícia Rodoviária, no mesmo feriado prolongado, 86 pessoas ficaram feridas, mas o número de mortos foi a metade quatro vítimas morreram nos acidentes. Segundo a polícia, um balanço completo será divulgado na terça-feira (16) porque a operação de policiamento especial para o feriado terminou às 20h de hoje.



Escrito por Walter Freitas às 23h45
[] [envie esta mensagem] []



Lula proíbe venda de bebidas alcóolicas em rodovias federais

da Agência Brasil

A venda de bebidas alcóolicas será proibida nas rodovias federais a partir do próximo dia 1º de fevereiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira uma medida provisória que será publicada no "Diário Oficial" da União.

O comerciante que descumprir a determinação pagará multa de R$ 1.500. No caso de reincidência o valor da multa será dobrado e o acesso ao estabelecimento pela rodovia suspenso por um período de dois anos.

Os comerciantes têm até o dia 31 de janeiro para se adequar à nova legislação. A fiscalização será feita pela Polícia Rodoviária Federal. A polícia reforçará a fiscalização nas estradas já na Operação Carnaval, que será lançada no dia 31 de janeiro.

 



Escrito por Walter Freitas às 23h40
[] [envie esta mensagem] []



 

BOM HUMOR     
Proer resolve?

Charge de Ronaldo/JC



Escrito por Walter Freitas às 22h11
[] [envie esta mensagem] []



 

É PRECISO ACABAR COM A MASSA DE MANOBRA     
Levar planejamento familiar aos mais pobres é a saída, recomenda Drauzio Varella

Lula Cardoso Ayres

Por Drauzio Varella, na Folha de São Paulo

Que cidade o Rio de Janeiro!

Como pode chegar ao estado de guerra civil em que vive hoje? É inacreditável como aceitamos que nossa cidade-símbolo fosse empobrecida e humilhada, sem esboçarmos qualquer reação coletiva que não seja a de aplaudir invasões de favelas.

Quando falamos do Brasil no exterior, os estrangeiros dizem: "Oh! Brazil, Pelé, café" e, invariavelmente, "Rio de Janeiro". O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são cartões postais tão reconhecidos como a Torre Eiffel, o Big Ben, o Coliseu ou as pirâmides do Egito.

Quantos milhões de dólares um país precisaria investir em publicidade para tornar uma de suas praias tão famosa como Copacabana ou Ipanema?

Não fosse a violência, doença contagiosa, haveria no mundo lugar com mais atrativos? Que fortuna o país amealharia com a invasão dos que sonham em conhecê-la?

Não é possível que nada possa ser feito para retirá-la da situação em que se encontra. É vergonhoso saber que o tráfico arregimenta menores em regime de trabalho anterior à lei Áurea, por salários de setecentos reais sem que sejamos capazes de oferecer-lhes opção mais digna.

Qual a solução?

Não sei. Mas, deve haver alguma; ou muitas, desde que exista vontade política.

Por exemplo, oferecer incentivos fiscais tão generosos quanto sejam necessários, para que empresas ávidas de mão-de-obra se interessem em montar unidades nas áreas pobres. Criar programas federais, estaduais e municipais para investir em infra-estrutura e treinamento de pessoal. Moralizar a polícia, mas dar atenção especial ao ensino, aos postos de saúde e, mais que tudo, levar o planejamento familiar aos mais pobres.

Porque, convenhamos, com esse número absurdo de adolescentes dando à luz filhos que não terão condições de educar, de onde virão os recursos para tantas escolas, hospitais, moradias e cadeias para os mal comportados?

Tenho consciência, leitor, de que o desabafo acima pode parecer quixotesco, mas não consigo me conformar que um país no qual o cidadão é obrigado a recolher impostos abusivos como o nosso, seja condenado a assistir passivamente à sua ex-capital cair nas garras da bandidagem.

Berlim, Hiroshima e outras cidades que os bombardeios transformaram em entulho foram reconstruídas em poucos anos. Hoje é possível andar com segurança em ruas no passado perigosas como as de Nova York ou Chicago. Por que não surge um programa ou sequer uma idéia decente para reduzir a violência urbana entre nós?

O Rio é nossa cidade mais conhecida. Ela é como a bandeira brasileira, um símbolo ligado à identidade do país. O drama que a aflige não é problema exclusivo dos cariocas, diz respeito a todos nós e exige mobilização nacional.

 



Escrito por Walter Freitas às 22h07
[] [envie esta mensagem] []



Juro que é verdade: Aeronáutica entregou medalha de honra ao mérito para dona Marisa Letícia

Da Folha Online, em Brasília

A Aeronáutica entregou na sexta-feira passada a medalha de honra ao mérito Santos Dumont para a primeira-dama da República, dona Marisa Letícia. De acordo com a Aeronáutica, outras três pessoas receberam a medalha neste mesmo dia.

De acordo com o site da Aeronáutica, a medalha de honra ao mérito Santos Dumont foi criada pelo decreto em 5 de setembro de 1956. 

O site informa que a medalha pode ser entregue para personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros "desde que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores".

O ex-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Milton Zuanazzi e Denise Abreu, ex-diretora da agência, já receberam a mesma medalha. Em protesto à condecoração dos dois, dois pilotos gaúchos decidiram devolver a medalha: Nelson Riet Correa e Cláudio Candiota Filho.



Escrito por Walter Freitas às 22h06
[] [envie esta mensagem] []



Homem que mantinha reféns em SP atira contra o peito; vítimas saem ilesas

 

O ladrão que mantinha reféns em uma bar na Vila Nova Conceição, bairro nobre da zona sul de São Paulo, desde o começo da tarde atirou contra o próprio peito, segundo a Polícia Militar. Identificado como Carlos, o criminoso foi levado para o hospital São Paulo. Os reféns nada sofreram. De acordo com informações preliminares da PM, o criminoso invadiu o bar depois de assaltar uma mulher na rua e ser visto pela vítima em um ponto de ônibus. Acionada, a polícia seguiu para o local, e o criminoso, então, tentou fugir. Ele teria disparado vários tiros antes de entrar no bar, onde cerca de 20 pessoas almoçavam. A polícia afirma que o criminoso apontou a arma para um homem e, em seguida, rendeu um funcionário do estabelecimento. Enquanto alguns clientes fugiam, um grupo formado por aproximadamente cinco pessoas ficou em um cômodo nos fundos do bar.
Durante a negociação com a polícia, o homem ameaçou se matar. Antes de disparar contra o próprio peito, ele pediu um celular e fez duas ligações --uma delas teria sido para a mãe. Segundo a polícia, o criminoso já teria cumprido pena.



Escrito por Walter Freitas às 21h54
[] [envie esta mensagem] []



STF arquiva habeas-corpus de mulher de Beira-Mar

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou o habeas-corpus em que a esposa do traficante Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, Jacqueline Alcântara de Moraes, tentava obter sua liberdade provisória. A decisão foi tomada pela ministra Ellen Gracie, presidente da corte, na sexta-feira e divulgada somente hoje.

Detida em novembro na Operação Fênix, da Polícia Federal (PF), Jaqueline é acusada de ter assumido as finanças da quadrilha de Beira-Mar após a prisão dele. Desde então, ela é mantida na Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara (PR), sob suspeita de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Segundo o STF, ao analisar o pedido, Ellen Gracie aplicou a Súmula 691, que não permite ao Supremo conhecer habeas-corpus negado, liminarmente, por ministros de tribunais superiores. Antes, a mesma solicitação havia sido rejeitada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: Agência Estado



Escrito por Walter Freitas às 21h52
[] [envie esta mensagem] []



 
L. Adolfo/Agência Estado
Cobra de 5 metros é capturada após ter engolido bezerro na cidade mineira de Água Comprida
 
Fonte: Uol Notícias


Escrito por Walter Freitas às 21h49
[] [envie esta mensagem] []



Lobão diz ter "carta branca" para fazer nomeações e anuncia mudanças na Eletrobrás

 

O recém-empossado ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA) disse hoje que vai substituir o presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, por um nome a ser indicado pelo PMDB. Lobão afirmou que tem carta branca para mudar sua equipe e procurou demonstrar que "intrigas e cizânias" fazem parte do passado. "Vamos fazer alterações, mas só o que for necessário", disse Lobão após ser empossado ministro. "Não desejo de maneira nenhuma apagar a memória do ministério." O novo ministro disse que aceitará indicações de outros partidos da base aliada para cargos no ministério e em estatais. "Não terei dificuldade para lidar com representantes de outros partidos", afirmou. Lobão voltou a negar a possibilidade de haver um apagão ou racionamento de energia. "Não haverá nenhum apagão e nem sequer racionamento de energia", disse o ministro. Sobre as denúncias que envolvem seu filho e suplente em um suposto esquema de sonegação de impostos, o ministro sinalizou que Lobão Filho (DEM-MA) deverá licenciar-se do Senado para responder às acusações. "Ele não deseja imunidade parlamentar para se defender. É uma questão que ele vai responder", disse o ministro.



Escrito por Walter Freitas às 21h45
[] [envie esta mensagem] []



Mulher suspeita de realizar abortos é presa em Barbacena

Uma mulher suspeita de realizar vários abortos em troca de dinheiro está presa na cadeia de Barbacena, no Campo das Vertentes. A mulher de 37 anos foi presa em flagrante na última quinta-feira, depois de dois anos de investigação. 

De acordo com a Polícia Civil, quando os agentes chegaram ao local, a suspeita estava iniciando uma tentativa de aborto em uma jovem, de 21 anos, grávida de seis meses. A gestante tomou oito omprimidos de Citotec - medicamento abortivo utilizado para tratamento do estômago -, passou mal e foi levada para o hospital. No entanto, a jovem não sofreu aborto e recebeu alta.

Ainda segundo a polícia, a mulher cobrava R$ 500 por mês de gestação, já que quanto mais velho o feto, mais difícil é o procedimento. A polícia também informou que a suspeita já teria realizado inúmeros abortos na região, inclusive em uma mulher grávida de sete meses. Ainda de acordo com a polícia, ela enterraria os fetos próximos à sua casa. A suspeita será indiciada por tentativa de aborto e prática ilegal da medicina e a gestante vai responder também por tentativa de aborto.

Fonte: O Tempo




Escrito por Walter Freitas às 21h42
[] [envie esta mensagem] []



Homem morre com suspeita de febre amarela em Minas




FERNANDA PENNA/O TEMPO

Um homem de 24 anos morreu nesta segunda-feira com suspeita de febre amarela, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele estava internado no Hospital de Araguari desde a última sexta-feira e foi transferido no domingo para o Hospital clínicas da Universidade Federal, em Uberlândia. 

O rapaz natural de Araguari, passou alguns dias em Caldas Novas, no interior de Goiás, o que aumenta a suspeita de que possa ter sido infectado com febre amarela.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os exames serão realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e devem ficar prontos entre a próxima quarta e quinta-feira. 

Técnicos da vigilância epidemiológica da GRS de Uberlândia vão apurar os locais em que o paciente esteve, o período em que ele permaneceu em Caldas Novas e se estava imunizado contra febre amarela.

A doença
Os sintomas da febre amarela são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dores no corpo, icterícia (pele e olhos ficam amarelos) e hemorragias (gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A doença é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.

Também não existe tratamento específico para a doença, uma vez que ela é apenas sintomática e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em uma Unidade de Terapia Intensiva. Por isso, é importante que, ao aparecimento dos sintomas, a pessoa procure assistência médica, já que caso não receba atendimento, o paciente pode morrer.




Escrito por Walter Freitas às 21h41
[] [envie esta mensagem] []



Juiz suspende sistema de cotas em Federal de Santa Catarina


BRASÍLIA - "A ciência contemporânea aponta de forma unânime que o ser humano não é dividido em raças, não havendo critério preciso para identificar alguém como negro ou branco". Com esse argumento, o juiz federal substituto Gustavo Dias de Barcellos suspendeu, por liminar, as cotas para negros e egressos de escolas públicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Assim, quem passou no último vestibular pelo sistema de cotas, mas não atingiu a pontuação mínima exigida para o curso, não poderá entrar na universidade neste início de ano letivo. O juiz fundamentou a decisão no Artigo 5º da Constituição, que diz que "todos são iguais perante a lei" e na "(im)possibilidade, no Brasil, de uma identificação precisa de etnia".

De acordo com a decisão, a reserva de cotas para negros em vestibulares é de competência privativa da União, uma vez que é a única que pode legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. Como as cotas na UFSC são estabelecidas por resolução interna, o juiz considerou que houve "vício de legitimidade" e que a autonomia administrativa da universidade está restrita ao próprio funcionamento, "não podendo estabelecer direitos ou impor vedações de forma discricionária".

Barcellos considerou, ainda, que a ação é chamada de "positiva" para os candidatos beneficiados, mas que é negativa aos demais. E questionou: "como serão classificados aqueles filhos de negros que apresentam traços europeus ou pele clara, herança de algum antepassado distante?".

Ele também citou o episódio em que irmãos gêmeos idênticos foram classificados um como branco e outro como negro, na Universidade de Brasília. "Sequer uma lei ordinária lograria dar validade ao sistema de cotas adotado pela UFSC, dada sua evidente inconstitucionalidade", completou.

Quanto aos candidatos egressos de escolas públicas, ele afirma que "ainda que se reconheça um grau de objetividade bem mais elevado do que o critério 'étnico', tenho que tal iniciativa deveria estar amparada em lei, conforme já exposto".

No site da UFSC, consta a informação de que a instituição irá recorrer da decisão.

(FP)

Com Agência Brasil



Escrito por Walter Freitas às 21h22
[] [envie esta mensagem] []



PEC acaba com reeleição e aumenta mandatos para 5 anos

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 131/07, do deputado João Maia (PR-RN), que acaba com a reeleição para presidente da República, governador e prefeito a partir de 2010, e eleva de quatro para cinco anos a duração do mandato dos ocupantes desses cargos. Deputados federais, estaduais e vereadores também vão ganhar um mandato de cinco anos. Já o senadores teriam a duração do mandato estendida dos atuais oito anos para 10 anos.

A proposta estabelece ainda a coincidência dos mandatos com eleições casadas em todos os níveis federativos, resguardada a peculiaridade do mandato de senador. Para isso, determina, em caráter transitório, que os prefeitos e vereadores eleitos em 2008 tenham mandato de seis anos, possibilitando a unificação do processo eleitoral em 2014. Já os senadores eleitos em 2010, na proporção de dois terços da representação, terão mandato de nove anos, sendo que o mandato dos senadores eleitos a partir de 2014 terá um ano a mais.

"A norma da reeleição ensejou o abuso do poder econômico e o uso indevido da máquina administrativa, tornando-se por isso incompatível com o regime democrático", justifica o deputado. "A proposta contribuirá não só para o aperfeiçoamento das instituições políticas, mas também para a racionalização do sistema eleitoral brasileiro", acrescentou.

Tramitação

A proposta tramita em conjunto com a PEC 211/95, do ex-deputado José Janene, que fixa em cinco anos o mandato de todos os cargos eletivos, inclusive o de senador. Ambas estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados



Escrito por Walter Freitas às 21h11
[] [envie esta mensagem] []



Tribunal de Contas MG vai criar 39 cargos remunerados a R$ 5.400 cada

O Tribunal de Contas de MG, órgão reconhecido como um dos maiores cabides de emprego e nepotismo do país acaba de criar 39 novos cargos de assessoria para, segundo a justificativa do projeto, “agilizar a tramitação de processos de análise das contas públicas”. O governador Aécio Neves sancionou duas normas originadas do próprio TCMG, que versam sobre a sua estrutura de cargos e uma em especial, recebida como ridícula pelos especialistas em administração pública, que proíbe que parentes de até 2º grau ocupem o cargo de conselheiro simultaneamente. Trata-se de uma norma de fachada, porque nunca houve casos em ocorresse tal acumulação. O que a norma se esqueceu de proibir é o exagerado e, para muitos, imoral, provimento de cargos de assessoria dos gabinetes com parentes e apaniguados dos conselheiros, como ocorre no gabinete do próprio presidente do TC, que mantém no rol de assessores seu filho, Walace, conhecido e bem sucedido empresário que dirige um negócio de segurança em Minas, a Emive. O Ministério Público nunca se pronunciou sobre tal absurdo.

Fonte:Gestão Pública



Escrito por Walter Freitas às 20h51
[] [envie esta mensagem] []



Licitação da Polícia Militar de MG está parada

O processo de licitação aberto pela Polícia Militar de MG para aquisição de viaturas está paralisado. A Comissão de Licitação da PM acolheu ordem judicial originado em mandado de segurança porque um dos ofertantes, o Consórcio DEVA, protestou contra um item do edital que no seu entendimento estava obscuro, não é de sua obrigação atender e é desprezível, se se levar em conta o valor da concorrência e os valores de cada proposta. A proposta do citado consórcio está baseada em veículos da montadora FIAT, também de MG e tem valor inferior em quase R$ 3 milhões em relação ao segundo colocado, o que representa uma economia considerável para o erário. A solução do certame se arrasta há três meses; a segurança da população espera.

Fonte:Gestão Pública





Escrito por Walter Freitas às 20h49
[] [envie esta mensagem] []



Rio finalmente vai à caça da verdadeira anta




Depois de gastar muito blablablá e tinta de jornal para tentar salvar uma certa anta perdida na Lagoa Rodrigo de Freitas, os cariocas finalmente afiam a pontaria e atiram contra o verdadeiro tapir que os aniquila: o prefeito César Maia.

Ontem, à beira-mar, como é do feitio dos nativos do lugar, os cariocas foram às ruas indignados com a falta de rumo da cidade. Já existe até mesmo uma proposta de ação coletiva: não pagar o IPTU de 2008 até que o zero à esquerda na prefeitura se toque e comece a trabalhar.

Espécie de ombudsman de si mesmo, o prefeito atual César Maia passa o dia na internet lendo jornais e escrevendo uma newsletter que ele chama de "ex-blog". Lá, dá palpite em tudo. Até mesmo na administração da cidade que deveria administrar. Enquanto isso lá fora no mundo real, reina o caos, que começa na fila de táxi do aeroporto Santos Dumont e se espalha pelo asfalto, praias e morros da cidade mais amada do Brasil.

Well, cada maluco e desocupado com sua mania. Acontece que o cara é prefeito da cidade que todos nós brasileiros admiramos e elegemos como símbolo do país. Parabéns, cariocas, finalmente se ocupam da verdadeira anta da Lagoa, cujo destino final deve ser o brejo.
 
Fonte: Blog do TAS


Escrito por Walter Freitas às 20h41
[] [envie esta mensagem] []



Elói Correa/Agência A Tarde/Agência Estado
Carro vai parar sobre laje de casa na avenida Paralela, no bairro da Paz, em Salvador; o motorista teria perdido o controle após ser fechado por outro carro; ele teve ferimentos leves


Escrito por Walter Freitas às 20h37
[] [envie esta mensagem] []



Cláudio de Souza/UOL
O Ford Edge chega ao Brasil no 2º semestre


Escrito por Walter Freitas às 20h31
[] [envie esta mensagem] []



Noite de domingo é a pior para se dormir, dizem especialistas


Uma pesquisa realizada por uma rede de hotéis britânico sugeriu que a noite de domingo é a pior para se dormir. O estudo analisou 3,5 mil adultos e descobriu que 60% deles não tinha uma boa noite de sono no primeiro dia da semana.

De acordo com uma especialista em sono do Hospital da Universidade de Norfolk e Norwich, a  preocupação com o trabalho é uma das razões para uma noite sem sono, mas não é a única. Para ela, os padrões do sono foram atrapalhados devido ao fato das pessoas dormirem mais  ou ficarem acordadas até muito tarde. Além disso, fatores como não fazer atividades físicas ou mentais e comer grandes refeições que pesam no estômago também podem interferir na qualidade do sono.

A pesquisa mostrou também que mais de 25% dos pesquisados perdem um dia de licença na segunda-feira por terem dormido mal na noite anterior. Os estudos indicaram que 80% das pessoas dormem melhor a noite de sexta-feira, após uma semana cheia de trabalho.

Ainda de acordo  com a especialista, a melhor forma de combater a insônia na noite de domingo é permanecer ativo durante todo o dia e manter constantes os padrões do sono. Isso significa dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias, inclusive aos domingos.
 
De acordo com as pesquisas, mais de 23 milhões de trabalhadores britânicos afirmaram que perdem uma hora de sono a cada noite, por temerem a hora de ir para o trabalho no dia seguinte. E por não dormirem bem, perdem a concentração, aumentam o grau de irritabilidade e em muitos casos, cochilam sobre as mesas de trabalho.O estudo mostra que um cada três dos pesquisados diz que ficou irritado com seus chefes e colegas e um quinto afirma que cochilou em algum momento.

(FP)



Escrito por Walter Freitas às 20h29
[] [envie esta mensagem] []



 

FIM DOS OÁSIS     
Revista Veja aponta Caruaru e Santa Cruz como exemplos
de cidades do interior onde a violência aumentou

Rodrigo Lobo/ JC Imagem
Taxa de homicídios em Caruaru cresceu 21% em dez anos

Duas cidades pernambucanas, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, estão entre os exemplos de municípios brasileiros que a revista Veja relaciona em reportagem de sua mais recente edição apontando que o interior está deixando de ser alternativa para quem quer fuguir da violência nas capitais.

A taxa anual de homicídios em Caruaru é de 65,5 por 100 mil habitantes, 21% superior à de 1997. No caso de Santa Cruz do Capibaribe, o índice teria crescido 69% nos últimos dez anos.

A reportagem tomou como base o "Mapa das morte por violência" e o "Mapa da violência dos municípios brasileiros", estudos elaborados pelo sociólogo Julio Waiselfisz e divulgados no final do ano passado. Segundo os levantamentos, enquanto nas capitais a taxa de homicídio viria se mantendo mais ou menos inalterada, no interior ela estaria em trajetória ascendente há mais ou menos uma década.

"O crescimento da taxa de homicídios nas regiões metropolitanas despencou de 6,1% (média registrada entre 1994 e 1999) para 0% (de 1999 a 2004). Enquanto isso, o índice de assassinatos no interior subiu, na média, quase 5% entre os anos de 1999 e 2004", diz um trecho da matéria.

De acordo com a Veja, a queda no número de assassinatos nas capitais deve-se, em boa parte, à criação, em 2000, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Capitais e regiões metropolitanas acabaram recebendo mais recursos do que as cidades do interior para investir em inteligência e equipar e treinar melhor seus policiais.

Por outro lado, a interiorização da violência pode ser creditada, também em parte, ao fato de que, nos últimos anos, muitos municípios do interior tiveram crescimento importante de sua economia e atraíram maiores contigentes populacionais. Mas não tiveram investimentos proporcionais em segurança. Caso de Caruaru e Santa Cruz.



Escrito por Walter Freitas às 10h41
[] [envie esta mensagem] []



Idoso de 81 anos acorda durante o próprio velório no Chile

Um velhinho de 81 anos acordou no meio de seu próprio velório para a surpresa de amigos e familiares que choravam sua morte na pequena cidade chilena de Angol.

Os familiares de Felisberto Carrasco pensavam que o velhinho estava morto porque o corpo dele estava frio e imóvel. Em vez de chamarem um médico para comprovar a morte, chamaram uma funerária que o levou vestido com sua melhor roupa para o velório.

“Não podia acreditar. Pensei que estava errado e fechei os olhos. Quando voltei a abri-los, meu tio estava me olhando. Comecei a chorar e corri para buscar alguma coisa para abrir o caixão” relatou Pedro Carrasco ao jornal ‘Últimas Notícias’.

Uma vez retirado do caixão, Felisberto disse que não sentia dor alguma e pediu um copo d'água. As rádios da cidade tiveram que retificar o anúncio da morte do velhinho, que já havia sido divulgada.

Fonte: Diário do Grande ABC




Escrito por Walter Freitas às 10h31
[] [envie esta mensagem] []



Estudo aponta 1 milhão de homicídios em 30 anos no Brasil

 

Quando completar 30 anos, no fim de 2008, a mais antiga e confiável base de dados sobre mortes do Brasil, o DataSUS, do Ministério da Saúde, iniciada em 1979, apontará um número de homicídios acumulado nessas três décadas bem próximo de 1 milhão. A conta é comparável à de países em conflito bélico. Angola levou 27 anos para atingi-la, mas estava oficialmente em guerra civil.



Escrito por Walter Freitas às 19h02
[] [envie esta mensagem] []



ONG pede inclusão de mais médicos homeopatas no SUS

 

Popularizar o tratamento homeopático no sistema de saúde público é o objetivo do abaixo-assinado que está sendo feito pela organização não-governamental (ONG) Homeopatia Ação pelo Semelhante e que será levado à edição do Fórum Social Mundial, no Rio de Janeiro, no próximo sábado. As assinaturas servirão para pedir a inclusão de mais médicos homeopatas no Sistema Único de Saúde (SUS) e vão ser entregues ao ministério, às secretarias municipais e ao Conselho Nacional de Saúde. Segundo o presidente da ONG, Hylton Luz, apesar de a homeopatia ter sido incluída pelo Ministério da Saúde, em maio do ano passado, como uma prática do SUS, o atendimento à população ainda é muito escasso.




Escrito por Walter Freitas às 18h59
[] [envie esta mensagem] []



Funcionários de Furnas fazem assembléia para decidir se continuam ou não com a greve

 

Os funcionários da empresa Furnas Centrais Elétricas vão realizar uma assembléia na tarde de amanhã para decidir se vão manter ou não o calendário de greve. Caso optem pela greve, os trabalhadores farão sua segunda paralisação nos próximos dias 22 e 23. A primeira paralisação ocorreu no dia 15 de janeiro e durou 24 horas. A greve é uma resposta dos funcionários à decisão judicial emitida pelo Ministério Público do Trabalho, que determinou a demissão em massa de mais de 4 mil contratados em até 30 dias. Segundo o Ministério Público, a contração de funcionários não-concursados é uma prática ilegal em empresas públicas.



Escrito por Walter Freitas às 18h58
[] [envie esta mensagem] []



Governo do Ceará lançará plano contra a dengue

 

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará lança na próxima terça-feira seu "Plano de Combate à Dengue 2008". O foco do plano será o fortalecimento do processo de informação, educação, comunicação e mobilização social, a capacitação de profissionais para o diagnóstico precoce e o manejo clínico correto de pessoas com dengue hemorrágica, além de ações de controle preventivo. Outro ponto de destaque será o uso racional e localizado de inseticidas. Está prevista a aquisição de 60 máquinas de pulverização para o combate focal e seletivo com inseticida em áreas de risco. Também está aprovada a aquisição de 15 mil metros de tela para dar apoio às prefeituras na proteção de caixas d'água. Segundo dados da Secretaria da Saúde, em 2007 o Ceará registrou 24.731 casos confirmados de dengue. Apesar do aumento do número de casos da forma hemorrágica da doença, com 295 casos confirmados no ano passado, o número de óbitos tem mostrado queda: foram 24 mortes em 2005, 15 em 2006 e 10 em 2007.



Escrito por Walter Freitas às 18h56
[] [envie esta mensagem] []



Meteorologia alerta para temporais em Minas
Segundo a meteorologia, uma frente fria que provocou chuva forte e deixou a cidade de São Paulo em alerta neste domingo chega a Minas Gerais no final desta tarde, provocando temporais com raios em todas as regiões do estado.

Segundo Ruibran dos Reis, coordenador do Instituto MG Tempo/Cemig/PUC Minas, a frente fria começa a atuar nas regiões Sul, Oeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata. Na região metropolitana de BH, a previsão é de que uma chuva forte tenha início por volta das 22h deste domingo.

(MS)




Escrito por Walter Freitas às 18h49
[] [envie esta mensagem] []



Preso conversa pelo celular com repórter em São Paulo

Um detento da Penitenciária de Itirapina, em São Paulo, aceitou conceder entrevista pelo celular a um repórter, mesmo sabendo do risco de estar sendo grampeado pela polícia. Ele aceita falar alegando que nem todos os detentos usam o telefone para comandar o crime organizado, mas também para se comunicar com amigos e familiares.

"Eu falo com as minhas filhas, com amigos mais chegados e também para arrumar umas namoradas", brinca o detento, que prefere não dizer o nome e nem por qual pena foi condenado pela Justiça. Ele já passou por uma série de unidades prisionais e agora aguarda a liberdade em Itirapina. Foi lá que ele comprou o celular por R$ 2,5 mil e tem dois chips, cada um de uma empresa de telefonia diferente.

O detento concorda que o celular é usado como ferramenta do crime organizado, mas não entra em detalhes sobre o assunto. Foi pelo celular que presos de várias unidades teriam sido orientados a desobedecer a ordem de retornar às celas depois da transferência de dois membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que ficaram incomunicáveis pouco antes do Natal. O protesto também teria sido encerrado com ordem dada pelo telefone depois da chegada da dupla em Araraquara.

Fonte:O Tempo

(MS)



Escrito por Walter Freitas às 18h43
[] [envie esta mensagem] []



Raio mata avó e neta no interior de São Paulo


Um raio matou a avó e a neta, no fim da tarde deste sábado, num bairro da periferia de Araçatuba, interior de São Paulo. Uma criança de 8 anos e a avó, de 59, morreram na hora. Na volta para casa, o mau tempo provocou um raio, que caiu sobre as duas.

As duas moravam no conjunto Araçatuba G, de moradias populares, na zona Leste da cidade. Logo após o almoço, elas foram aos bairros vizinhos de Água Branca e, na volta, quando atravessavam um terreno baldio, uma área verde, foram atingidas pelo raio.

Homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram ao local para ouvir depoimentos de testemunhas.

(MS)



Escrito por Walter Freitas às 18h41
[] [envie esta mensagem] []



Mulher é morta a facão na frente do filho, em Santa Catarina


Uma mulher foi morta a golpes de facão, em Galvão, a 550 km a oeste de Florianópolis, na madrugada deste sábado. O filho dela, um menino de 5 anos, dormia com a mãe na hora do crime. O principal suspeito do assassinato é o marido.

Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima, de 29 anos, dormia na companhia do filho quando o marido chegou em casa. Ele teria ido até o quarto e atacado a vítima com um facão, acertando a vítima no tórax, rosto e braços. A mulher conseguiu sair de casa e gritar por socorro, porém morreu antes da chegada de uma ambulância.

A Polícia não soube informar o motivo do crime, mas vasculha a região à procura do marido, o principal suspeito, que teria conseguido fugir pelos fundos da casa. O filho do casal não se feriu e foi levado ao Conselho Tutelar municipal.

(MS)



Escrito por Walter Freitas às 18h40
[] [envie esta mensagem] []



Para os espanhóis

A Espanha também deve comprar mais a partir de agora, uma vez que o governo brasileiro assinou um novo protocolo de rastreabilidade. No ano passado os embarques para lá quase chegaram nas 60 toneladas de carnes, pouco mais de US$ 152 milhões de dólares. O frango é o carro-chefe. Representa a metade do faturamento total das vendas aos espanhóis.


Escrito por Walter Freitas às 18h34
[] [envie esta mensagem] []



Para os russos

A Rússia é o país que mais compra carne brasileira - bovina, suína e de aves. No ano passado foram cerca de 945 toneladas de carnes, chegando a quase US$ 2 bilhões de dólares. Eles consomem 15% da carne bovina e 70% da suína exportada pelo Brasil. E podem comprar mais. A partir de amanhã o Ministério da Agricultura irá inspecionar mais 43 estabelecimentos que poderão exportar carne aos russos.


Escrito por Walter Freitas às 18h32
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis